Richard Stallman: Tudo sobre o seu retorno à Free Software Foundation!

Richard Stallman um dos ícones do mundo software livre voltou. Mas, algumas pessoas não estam sabendo deste movimento que aconteceu. Em março deste ano, Stallman anunciou que voltaria para a Free Software Foundation durante uma palestra no LibrePlanet. Este evento é anual e organizado pela própria FSF.

Stallman, até então, era o presidente da Free Software Foundation. Agora, Richard volta como um dos diretores do conselho, mas não como presidente. Porém, o seu retorno, deixa muitas pessoas do movimento do software livre desapontado.

Mas, o mundo do Software Livre deve muito, se não tudo, ao Richard Stallman. Porém, são 17 motivos que podem justificar a expulsão do Richard Stallman da Free Software Foundation.

Saiba o motivo de Richard Stallman ter saído da Free Software Foundation

O fundador e presidente da Free Software Foundation, renunciou ao cargo de presidente e de seu conselho de administração. O anúncio veio após uma campanha implacável de alguns ativistas e pessoas da mídia para tirar Stallman por suas opiniões sobre as vítimas de Epstein.

Jeffrey Epstein era um financista americano bilionário. Ele foi condenado como agressor sexual por administrar um serviço de acompanhantes (incluindo meninas menores de idade) para os ricos e as elites em seu serviço social. Ele cometeu suicídio na prisão enquanto ainda era julgado por acusações de tráfico sexual.

Então, o que tudo isso tem a ver com Richard Stallman? Tudo começou com um e-mail que Stallman enviou à lista de discussão do MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) sobre um protesto proposto por estudantes e afiliados do MIT em relação à doação de Jeffrey Epstein (para o laboratório de IA do MIT).

Ativismo para derrubar Stallman

E após o famoso e-mail, houve um movimento em cinco dias para derrubar Stallman de uma organização que ele criou e trabalhou por mais de trinta anos. E Stallman não estava nem remotamente envolvido no escândalo do tráfico sexual.

Alguns desses ‘ativistas’ também tiveram como alvo o criador do Linux, Linus Torvalds, no passado. A gestão por trás da Linux Foundation previu a tendência crescente de ativismo na indústria de tecnologia. Por fim, eles estabeleceram um código de conduta para o desenvolvimento do kernel Linux e forçaram Torvalds a melhorar seu comportamento. Se eles não tivessem tomado a medida corretiva, provavelmente Torvalds também teria sido cassado.

Richard Stallman o retorno à FSF

Durante o LibrePlanet, Richard Stallman anunciou sua volta a Free Software Foundation dizendo:

Agora estou no conselho de administração da Free Software Foundation mais uma vez…

Disparou Richard

A pequena frase pegou os admiradores e os opositores de surpresa. Richard fez o anúncio com um grande sorriso e já deixou claro que não haverá mais renuncia.

Eu tenho um anúncio a ser feito. Agora estou no conselho de diretores da Free Software Foundation mais uma vez. Estávamos trabalhando em um vídeo para anunciar isso, mas acabou sendo difícil. Não tínhamos experiência em fazer esse tipo de coisa, então não foi concluído, mas aqui está o anúncio. Alguns de vocês ficarão felizes com isso e alguns podem ficar desapontados, mas quem sabe. Em todo caso, é assim. E não pretendo me demitir uma segunda vez.

Disse Richard Stallman durante palestra

Petição foi feita para remover Stallman novamente

A inclusão na lista de diretores da Free Software Foundation demorou muito. Mesmo o Richard anunciando o seu retorno, o site da FSF demorou vários dias para incluí-lo como diretor. Mas, nem tudo são flores, há uma petição com mais de 800 assinaturas para remover novamente Richard Stallman e toda a diretoria atual da FSF.

A mídia que cobre e acompanha toda essa situação, já chama os ativistas envolvidos em derrubar Stallman como “máfia do cancelamento”. Nomes importantes estão envolvidos nisso.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile