Ubuntu explica como usar o kernel beta em tempo real

Com o lançamento da semana passada do tão esperado Ubuntu 22.04 LTS, a Canonical anunciou que começaria a fornecer um sabor de kernel em tempo real também para esta versão de suporte de longo prazo, embora o kernel RT esteja inicialmente na forma beta. Hoje eles descreveram mais informações sobre o beta do kernel em tempo real e como realmente testá-lo.

Com o anúncio do Ubuntu 22.04 LTS na quinta-feira, eles também anunciaram esta nova oferta de kernel em tempo real na versão beta. O kernel RT para x86_64 e AArch64 é adaptado para atender às necessidades de baixa latência e outras garantias para o setor de tecnologia, robótica, infraestrutura crítica e outros setores.

Os patches em tempo real do Linux (PREEMPT_RT) estão disponíveis há anos. Porém, eles estão lentamente chegando ao kernel principal. Enquanto isso, a Intel adquiriu o Linutronix. Assim, o que se espera é que esse projeto avance em um futuro não muito distante. A partir do momento em que os patches RT estejam todos alinhados, é apenas uma mudança de tempo de compilação para habilitar um kernel RT, provavelmente veremos mais distribuições Linux oferecendo compilações oficiais de kernel RT.

Ubuntu explica como usar o kernel beta em tempo real

Desde o anúncio da semana passada, deu-se conhecimento de como realmente experimentar esta compilação do kernel em tempo real do Ubuntu. Na verdade, muita gente estava curiosa, mas não conseguia localizar nenhum novo pacote em tempo real do Linux no arquivo Jammy Jellyfish etc. Acontece que a Canonical está colocando isso atrás do Ubuntu Advantage.

Planos atuais do Ubuntu Advantage.

Existe o nível gratuito do Ubuntu Advantage disponível. No entanto, este é o plano de assinatura empresarial Linux da Canonical para Ubuntu com manutenção de segurança estendida, suporte ao livepatching do kernel, suporte ao Landscape e outras ofertas. E agora, o acesso ao kernel do Ubuntu RT também.

Ao ter o Ubuntu Advantage for Infrastructure ativado no sistema e executar uma versão suficientemente nova do Ubuntu Advantage Tools, o comando ua enable realtime-kernel –beta pode ser usado para habilitar o kernel beta em tempo real.

Ubuntu explica como usar o kernel beta em tempo real.

A postagem no blog do Ubuntu observa que eles têm a intenção de trazer seu kernel em tempo real para um nível de produção, mas nenhuma palavra sobre a rapidez com que eles esperam mover essa oferta da versão beta para a produção ou outros planos em torno dela.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile