Rocky Linux revela como deve continuar a obter o código-fonte RHEL

Isso ocorre após mais uma medida polêmica da Red Hat.

Após a decisão da Red Hat no início deste mês de limitar o acesso ao código-fonte do Red Hat Enterprise Linux e isso levando a downstreams lutando para descobrir seus caminhos para evitar rastrear o CentOS Stream em vez disso e ainda visando oferecer compatibilidade 1:1 RHEL sem ser restringida pelo Portal do Cliente Red Hat, a distribuição Rocky Linux hoje expressou algumas das ideias que estão considerando.

No site do projeto Rocky Linux, em um novo post intitulado “Keeping Open Source Open“, eles trouxeram novas ideias de como podem obter RPMs de origem do Red Hat Enterprise Linux (SRPMs) por meio de instâncias de nuvem pública e/ou por meio de imagens de contêiner UBI baseadas em RHEL de várias fontes on-line.

Rocky Linux revela como deve continuar a obter o código-fonte RHEL

Aqui estão algumas das principais conclusões da postagem de blog do Rocky Linux de hoje:

Os Termos de Serviço (TOS) e os Contratos de Licença de Usuário Final (EULA) da Red Hat impõem condições que tentam impedir que clientes legítimos exerçam seus direitos, conforme garantido pela GPL. Enquanto a comunidade debate se isso viola a GPL, acreditamos firmemente que tais acordos violam o espírito e o propósito do código aberto. Como resultado, recusamo-nos a concordar com eles, o que significa que devemos obter os SRPMs através de canais que aderem aos nossos princípios e defendem os nossos direitos.

Felizmente, existem métodos alternativos disponíveis para obter o código-fonte, e gostaríamos de destacar dois exemplos:

Uma opção é através do uso de imagens de contêiner UBI que são baseadas no RHEL e disponíveis de várias fontes on-line (incluindo o Docker Hub). Usando a imagem UBI, é facilmente possível obter fontes Red Hat de forma confiável e desembaraçada. Nós validamos isso através de contêineres OCI (Open Container Initiative) e ele funciona exatamente como esperado.

Outro método que aproveitaremos são as instâncias de nuvem pública pay-per-use. Com isso, qualquer pessoa pode girar imagens RHEL na nuvem e, assim, obter o código-fonte para todos os pacotes e errata. Isso é o mais fácil para nós escalarmos, pois podemos fazer tudo isso por meio de pipelines de CI, girando imagens em nuvem para obter as fontes via DNF e postar em nossos repositórios Git automaticamente.

Esses métodos são possíveis devido ao poder da GPL. Ninguém pode impedir a redistribuição do software GPL. Para reiterar, ambos os métodos nos permitem obter legitimamente binários RHEL e SRPMs sem comprometer nosso compromisso com o software de código aberto ou concordar com limitações de TOS ou EULA que impedem nossos direitos. Nossos consultores jurídicos nos garantiram que temos o direito de obter a fonte para quaisquer binários que recebermos, garantindo que possamos continuar avançando o Rocky Linux de acordo com nossas intenções originais.

O Rocky Linux também está explorando outras opções e diz que continuará trabalhando para atender aos melhores interesses de toda a comunidade de código aberto.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile