in

Rússia suspende proibição ao Telegram

O Telegram permaneceu extremamente popular na Rússia e frequentemente usado até por políticos russos.

A Rússia disse que suspendeu a proibição depois que os promotores russos chegaram a um acordo com Pavel Durov, fundador do Telegram. Autoridades russas disseram que Durov “expressou prontidão para combater o terrorismo e o extremismo”, conteúdo compartilhado em sua plataforma.

A Rússia proibiu oficialmente o Telegram em 13 de abril de 2018. A proibição ocorreu depois que o Telegram se recusou a cooperar com o principal serviço de inteligência da Rússia (FSB). Como resultado, o FSB entrou com uma ação, que acabou vencendo no Supremo Tribunal da Rússia no início de 2018.

Rússia suspende proibição ao Telegram

Na época, os investigadores da FSB tentaram obter chaves de criptografia do Telegram para descriptografar conversas entre dois suspeitos que estavam sob investigação no atentado ao metrô de São Petersburgo em 2017.

As autoridades russas inicialmente multaram o Telegram, mas os tribunais russos ordenaram a proibição do aplicativo dentro da Rússia.

Rússia suspende proibição ao Telegram
O Telegram permaneceu extremamente popular na Rússia e frequentemente usado até por políticos russos.

No entanto, as autoridades tiveram dificuldade em impor a proibição nos últimos dois anos. O Telegram mudou constantemente os endereços IP de seus servidores e também empregou uma técnica chamada “domínio do domínio” para contornar a proibição e permitir que os usuários russos continuem usando seu serviço.

Além disso, o Telegram permaneceu extremamente popular na Rússia e frequentemente usado até por políticos russos, com funcionários confiando no aplicativo para manter suas conversas protegidas da vigilância do FSB.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: ZDNET

Leia mais:

Telegram 6.2 adiciona um editor de vídeo aprimorado e adesivos animados em fotos

Conheça o aplicativo de mensagens Riot/Matrix, software semelhante ao Telegram e Whatsapp!

Telegram se juntará à revolução das videochamadas