in

Ryzen Controller: faça overclock no AMD Ryzen Mobile com Linux!

Se você possui o AMD Ryzen Mobile, saiba que já pode fazer overclock com o Ryzen Controller!

Overclock como o nosso sugere, sempre é aumentar a velocidade do clock padrão de algum componente do computador para obter um maior desempenho. A técnica é muito utilizada por usuários gamers, e nem é tão nova assim. Conheça o Ryzen Controller e faça overclock em seu AMD Ryzen Mobile no Linux.

Há algum tempo, desde que o AMD Ryzen Mobile foi lançado, algumas pessoas tem passado por problemas na hora de fazer o overblock, mas agora, com a ajuda do Ryzen Controller, ficou mais fácil e prático realizar a operação.

Saiba instalar o Ryzen Controller para fazer overclock no AMD Ryzen Mobile com Linux!

Instalando o RyzenAdj no Linux, componente essencial para o Ryzen Controller

É muito importante dizer que mesmo o Ryzen Controller sendo uma interface gráfica simples, vamos precisar de alguns componentes essenciais para que ele funcione como deve. Assim, estamos falando do RyzenAdj, que é na verdade, o verdadeiro responsável pelo overclock no AMD Ryzer Mobile em sua distribuição Linux.

Vamos apenas executar alguns comandos e em seguida compilar, nada demais. Assim, para continuar, abra o Terminal em sua distribuição Linux, e execute os comandos abaixo:

Se estiver usando Ubuntu, Linux Mint ou Debian, execute os comandos abaixo, lembre-se que no caso do Debian o comando deve ser executado como ROOT, a menos que você já tenha o sudo habilitado no Debian:

sudo apt-get install libpci-dev cmake gcc git

Se estiver usando o Fedora, seja qual for a versão, execute o comando abaixo:

sudo dnf install libpciaccess-devel git

Nota:Caso você venha a realizar a instalação do Ryzen Controller em alguma distribuição Linux que não seja as citadas anteriormente, o pacote necessário para instalação é o libpci.

Por fim, vamos então para a compilação do RyzenAdj, vamos utilizar o Git do projeto, é tudo muito simples, execute os comandos abaixo:

git clone https://github.com/FlyGoat/RyzenAdj

cd RyzenAdj

mkdir build && cd build

cmake ..

make

Instalando o Ryzen Controller no Linux

Agora, vamos para a melhor parte. Agora que já temos o RyzenAdj instalado, seguimos para o processo de instalação do Ryzen Controller, é ele que fará toda interação através da parte gráfica. E assim, também vai facilitar o overclock AMD Ryzen Mobile no Linux.

Perceba que vamos utilizar a versão 1.15.1, que é a mais recente no momento da escrita deste tutorial. Mas, você pode acessar a página de download do Ryzen Controller e verificar a versão mais recente.

Por fim, caso haja uma versão mais recente, basta trocar os links de download. Vamos começar baixando os pacotes do Ryzen Controller de acordo com a sua distribuição.

Para instalar o Ryzen Controller no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados, execute no Terminal. Lembramos que caso esteja utilizando o Debian, será necessário executar os comandos como ROOT:

wget https://gitlab.com/ryzen-controller-team/ryzen-controller/-/jobs/279507798/artifacts/file/installer-builds/installers/ryzencontroller_1.15.1_amd64.deb

Agora, vamos instalar o pacote baixado:

sudo dpkg -i ryzencontroller_1.15.1_amd64.deb

Para instalar o Ryzen Controller no Fedora ou derivados, execute:

wget https://gitlab.com/ryzen-controller-team/ryzen-controller/-/jobs/279507809/artifacts/file/installer-builds/installers/ryzencontroller-1.15.1.amd64.rpm

Instalando o pacote baixado:

sudo rpm -ivh ryzencontroller-1.15.1.amd64.rpm

Em alguns casos, o ambiente de desktop pode causar algum erro na abertura do Ryzen Controller, isso não é uma regra, mas pode ocorrer, para abrir o programa sem erros, caso eles ocorram, execute o comando abaixo:

sudo ryzencontroller --no-sandbox

Tela do Ryzen Controller

Bom, após a abertura do programa você verá a tela abaixo, veja que a interface do Ryzen Controller é muito simples e fácil. Você pode fazer o overclock AMD Ryzen Mobile com Linux de maneira muito intuitiva, mas tome cuidado para não estrapolar os limites e danificar a sua placa, fique de olho nos dissipadores de calor. E por fim, e não menos importante, só faça overclock se souber realmente o que esta fazendo, evite transtornos.

Nota: Talvez você precise informar o caminho completo do binário do ruzenadj que instalamos anteriormente. Caso seja necessário, vá em Configurações, e depois em RyzenAdj Path escolha o caminho ryzenadj e pronto, feito!

ryzen-controller-faca-overclock-no-amd-ryzen-mobile-com-linux