in

Sabores do Ubuntu 19.04 disponíveis para download

Ubuntu Mate, Studio, Budgie, Xubuntu e Lubuntu, entre outros também foram atualizados.

sabores-do-ubuntu-1904-disponiveis-para-download

Assim como a versão principal, os sabores do Ubuntu também foram atualizados. Portanto, as novas imagens ISO estão disponíveis para download para novos usuários. No caso de já ser usuário pode ou não fazer a atualização. Portanto, estão disponíveis as novas versões de distros como Ubuntu MATE, Xubuntu, Ubuntu Budgie e Kubuntu (entre outros) desde o dia 18 de abril.

A seguir veja um resumo do que muda ou não nas novas versões dos sabores do Ubuntu 19.04 que estão disponíveis para download.  Da mesma forma, podemos ver novos recursos importantes, alterações notáveis e todos os links de download importantes.

Porém, lembre-se que todos os sabores oficiais são baseados em Ubuntu normal. Isso significa que eles compartilham a mesma base (Linux Kernel 5.0, Mesa 19.0, Xorg etc), vêm com as versões mais recentes do Firefox e do LibreOffice e têm acesso ao mesmo software.

Sabores do Ubuntu 19.04

Ubuntu MATE 19.04

sabores-do-ubuntu-1904-disponiveis-para-download

Depois de várias atualizações repletas de recursos, o Ubuntu MATE surge mais conservador. Desse modo, não espere alterações radicais.

O Ubuntu Mate 19.04 nem usa o último lançamento do MATE para desktop. Em vez disso, opta por manter o MATE Desktop 1.20, com seus devs alegando ‘razões de estabilidade’.

Apesar disso, há vários ajustes e melhorias, no entanto.

Por exemplo, os ajustes no applet MATE Dock permitem que ele imite melhor o Unity Launcher (útil no layout da área de trabalho ‘Mutiny‘) e há suporte de sistema para RDA (Remote Desktop Awareness).

Ubuntu MATE 19.04 está disponível para download usando o link abaixo em apenas 64 bits. Precisa de uma versão de 32 bits? Você precisa ficar com a versão mais recente do LTS.

Baixar Ubuntu Mate 19.04

Ubuntu Budgie 19.04

sabores-do-ubuntu-1904-disponiveis-para-download

O Ubuntu Budgie 19.04 apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop Budgie, v10.5.0. Assim, possui novos recursos encontrados na versão anterior da distro.

O Nemo, o gerenciador de arquivos Linux Mint, substitui o Nautilus nesta versão. Contudo, o Nautilus permanece disponível nos repositórios. Essa mudança foi necessária para manter a capacidade da distro de mostrar ícones na área de trabalho (um recurso removido no Nautilus). Como vantagem, alguns novos (antigos) recursos do gerenciador de arquivos retornaram, como a tela dividida e a exibição em árvore.

Outra grande mudança, o Ubuntu Budgie 19.04 move o dock ‘Plank’ para a parte inferior da tela (as versões anteriores o tinham à esquerda). O dock também apresenta uma nova e bonita animação para abrir aplicativos.

Em outros lugares, a distro muda para a fonte ‘Noto Sans’ em sua interface, usa o tema GTKQogirBudgie‘ e adiciona a (impressionante) ferramenta de pesquisa Catfish agora faz parte do conjunto de softwares padrão.

Baixe Ubuntu Budgie 19.04

Lubuntu 19.04

A versão mais recente do Lubuntu é fornecida com a atualização mais recente do desktop LXQt (v0.14.1), além de aplicativos atualizados e maior estabilidade.

Além disso, o Lubuntu também usa o instalador de sistema Calamares (ao invés de Ubiquity como a maioria dos sabores do Ubuntu). Uma nova versão deste é usada e inclui suporte para criptografia de disco completo.

Quer experimentar? Pegue um .iso de 64 bits no link de download abaixo:

Baixar Lubuntu 19.04

Kubuntu 19.04

sabores-do-ubuntu-1904-disponiveis-para-download

O Kubuntu 19.04 apresenta a área de trabalho Plasma 5.15, o KDE Applications 18.12.3 e o KDE Frameworks 5.

As versões mais recentes de softwares populares do KDE, como o Latte Dock, o navegador Falkon e o kio-Gdrive, uma biblioteca útil que permite que os aplicativos de desktop acessem arquivos mantidos no seu Google Drive.

Você pode baixar o Kubuntu 19.04 como um .iso de 64 bits no link abaixo.

Baixar Kubuntu 19.04

Xubuntu 19.04

sabores-do-ubuntu-1904-disponiveis-para-download
Papel de parede do novo Xubuntu.

Seguindo a tendência de outros sabores, não há Xubuntu 19.04 32-bit desta vez. Assim, o Xubuntu 19.04 é agora exclusivamente de 64 bits.

Conhecida como a distro do Linux que não faz grandes mudanças frequentemente, muito do que está  nesta versão já foi implementado nos lançamentos anteriores.

Há algumas mudanças, no entanto:

  • Novos atalhos de teclado;
  • 4 novos aplicativos padrão (AptURL, GIMP, LibreOffice Impress + Draw);
  • Versões do GTK3 do gerenciador de arquivos e do localizador de aplicativos;
  • Atualizar para Catfish, Mugshot + mais.

Para quem deseja um ambiente de desktop livre de pesoas desnecessários, o desktop XFCE é ideal.

Baixar Xubuntu 19.04

Ubuntu Studio 19.04

sabores-do-ubuntu-1904-disponiveis-para-download

O 25º lançamento do Ubuntu Studio é bastante completo, baseado nas notas oficiais de lançamento .

O instalador do Ubuntu Studio permite que você adicione aplicativos e ferramentas extras à distro, bem como instale os pacotes do Ubuntu Studio em cima de um sabor diferente do Ubuntu.

Do mesmo modo, o tema GTK ‘Materia’ agora vem como padrão e é complementado pelo conjunto de ícones Paprius.

Entre várias atualizações de aplicativos está uma nova versão do Ubuntu Studio Controls, agora na versão 1.7. O aplicativo, que tem algumas melhorias na GUI, é agora a maneira recomendada de iniciar o Jack no Ubuntu Studio. Então, para baixar a nova versão, clique abaixo:

Baixar Ubuntu Studio 19.04

Via

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

DebConf20 acontece de 23 a 29 de agosto de 2020

Debian 10 Buster chega com novos recursos

suse-caminha-para-ser-a-maior-empresa-do-mundo-linux

SUSE caminha para ser a maior empresa do mundo Linux