in

Sai primeiro release candidate do Kernel 5.10

Saiba mais detalhes sobre o kernel que deve sair até o final do ano.

Para quem já estava na expectativa a espera terminou. O desenvolvedor Linus Torvalds acaba de lançar o Linux 5.10 RC 1. Isso também marca o fim da janela de mesclagem de recursos para este kernel EOY2020. O primeiro release candidate do kernel Linux 5.10 não é a maior atualização do kernel nos últimos tempos, porém, ainda sai com muitas adições e melhorias interessantes.

O Linux 5.9 a 5.10-rc1 traz cerca de 704 mil linhas de código novo e cerca de 419 mil linhas excluídas. Em comparação, o Linux 5.8 a 5.9-rc1 teve 727k linhas adicionadas e 270k exclusões. Por outro lado, o 5.7 a 5.8-rc1 teve 973k linhas adicionadas e 429k exclusões. Assim, foi o maior kernel de todos os tempos. Portanto, não é a maior atualização do kernel nos últimos tempos, mas ainda tem uma classificação elevada e um número razoável de mudanças.

Sai primeiro release candidate do Kernel 5.10

Sai primeiro release candidate do Kernel 5.10

Ao executar algumas estatísticas no repositório Git a partir do Linux 5.10-rc1, a árvore de origem do kernel tem cerca de 70,6 mil arquivos de texto. Eles consistem em cerca de 20,96 milhões de linhas de código, 3,61 milhões de linhas de comentários e cerca de 3,77 milhões de linhas em branco.

Torvalds comentou sobre 5.10-rc1:

Este parece ser um lançamento maior do que eu esperava e, embora a janela de mesclagem seja menor que a do 5.8, não é * muito * menor. E 5.8 foi nosso maior lançamento de todos os tempos. Não tenho certeza se isso é apenas uma tendência geral de alta ou apenas um acaso, ou talvez devido ao 5,9 se arrastar por uma semana extra. Dito isso, as coisas parecem ter corrido bem.

Não vejo nenhuma grande bandeira vermelha, e a janela de mesclagem não causou nenhum problema incomum para mim. Últimas palavras famosas … A maioria das mudanças reais são – como de costume – atualizações de driver, mas há mudanças por toda parte. Acho que o log de mesclagem dá uma ideia do que está acontecendo. No entanto,se você estiver interessado nos detalhes, dê uma olhada na árvore do git.

O Linux 5.10 tem suporte a novo hardware, retirada de alguns hardwares antigos, otimizações de sistema de arquivos e novos recursos, trabalho de virtualização e muito mais para encontrar neste kernel.

Candidatos ao lançamento semanal do Linux 5.10 agora continuarão até que o kernel estável esteja pronto em meados de dezembro.