Saiba como desabilitar o Firewall do Ubuntu

Firewall do Ubuntu é fácil ser desabilitado

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Assim como muitas distribuições Linux, e até mesmo Windows e macOS, o Ubuntu vem com um firewall. Este é um recurso de segurança que pode impedir conexões de fontes indesejadas em seu sistema. Neste artigo, você saberá como desabilitar o Firewall do Ubuntu, caso precise.

Por que desativar o Firewall?

Às vezes, você pode querer desativá-lo se quiser permitir a passagem de todo o tráfego da rede. Você também pode querer abrir uma porta específica em seu firewall para conexões de área de trabalho remota. Bem, a ferramenta de configuração de firewall padrão do Ubuntu é conhecida como Uncomplicated Firewall, mais conhecido como UFW. Normalmente, o UFW está desativado por padrão, mas você pode configurá-lo facilmente com o terminal.

Como desabilitar o Firewall do Ubuntu

Para começar a desabilitar o Firewall do Ubuntu, abra uma sessão de terminal com Ctrl Alt e T. Depois de aberto, você pode digitar os seguintes comandos um por um.

Verifique primeiro se o firewall está ativado com o comando:

sudo ufw status
saiba-como-desabilitar-o-firewall-do-ubuntu
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Se o firewall estiver ativado, você verá Status: ativo.
Para desabilitar o firewall use o comando:

sudo ufw disable
saiba-como-desabilitar-o-firewall-do-ubuntu
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Quando estiver pronto, você pode habilitar o firewall novamente com o comando:

sudo ufw enable

Lembre-se de que você também pode adicionar ou remover regras do firewall usando comandos semelhantes. Se quiser abrir uma porta SSH na porta 22, por exemplo, você pode usar o comando:

sudo ufw allow 22

Se estiver tendo problemas, você também pode redefinir o firewall de volta ao padrão com sudo ufw reset e então confirmar o mude com y.

Como você pode ver, não há muito para desabilitar o firewall no Ubuntu. É uma das coisas mais básicas que você pode fazer no sistema operacional de código aberto. Este guia mostrou os princípios básicos para ligá-lo e desligá-lo, redefini-lo e até mesmo usá-lo para habilitar uma porta.

Esperamos que você tenha achado útil e, se você for do tipo mais técnico, talvez queira verificar como ativar o SSH no Ubuntu. A desativação e ativação do Firewall no Ubuntu é extremamente fácil, assim como dar outros comandos nesta distribuição.

O Ubuntu

Ubuntu é um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian e utiliza GNOME como ambiente de desktop de sua mais recente versão com suporte de longo prazo (LTS), desenvolvido pela empresa Canonical e uma das melhores distribuições Linux.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.