Tutoriais

13/01/2022 às 23:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Saiba como instalar apenas atualizações de segurança no Ubuntu Linux

Está sem tempo para atualizar o Ubuntu? Então confira este guia que vai te ajudar a instalar apenas as atualizações de segurança!

Saiba como instalar apenas atualizações de segurança no Ubuntu Linux

Saiba como filtrar as atualizações no Ubuntu e apenas instalar as atualizações de segurança no Ubuntu Linux. Então este artigo é para você. Alguns usuários têm enviado e-mail para saber como instalar apenas as atualizações de segurança. No entanto, essa dica vale também para as variações como Linux Mint, ElementaryOS e muitas outras.


Instalando apenas atualizações de segurança no Ubuntu

Para começar, vamos precisar do Terminal, você pode abri-lo manualmente, ou se preferir pode usar o atalho Ctrl + Alt + T e colar os comandos abaixo. Vale lembrar que os comandos abaixo, servem apenas para instalar as atualizações de segurança no Ubuntu, mas você pode posteriormente instalar as atualizações do sistema. Este processo não inibe a notificação de atualizações e nem desativa a atualização corriqueira do sistema.

Primeiro vamos verificar se existem atualizações de segurança disponível para o Ubuntu, execute o comando abaixo via Terminal:

Terminal
sudo unattended-upgrade --dry-run -d

Se houver alguma atualização no Ubuntu, você verá a seguinte tela.

Se após executar o comando anterior nada aparecer, então, não há atualizações de segurança para serem instaladas no Ubuntu. Caso apareça alguma, você pode executar o próximo comando:

Terminal
sudo apt -s dist-upgrade | grep "^Inst" | grep -i securi | awk -F " " {'print $2'} | xargs sudo apt install

A saída do Terminal, havendo pacotes será igual à imagem abaixo. Observe que tenho o Firefox como atualização de segurança!

Conclusão

Este guia ajuda você a instalar apenas as atualizações de segurança no Ubuntu. O intuito da dica é tão somente evitar atualizações longas. No entanto, é importante dizer que você não pode deixar de atualizar o Ubuntu. Na maioria dos casos, as atualizações dos pacotes são para correções de erros, implementações de novos recursos ou funcionalidades.

Desta forma, programe-se para fazer atualizações periódicas no Ubuntu e utilize essa dica com cautela.

Sobre distribuições Linux

Separamos alguns links para você continuar sua leitura:

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×