in

Saiba como montar sua própria rádio com EterTICs GNU/Linux

O Etertics GNU/Linux é ideal para quem deseja montar sua própria webradio ou rádio comunitária.

A distro EterTICs é baseada em Devuan. Ela é livre de systemd e vem com desktop Xfce, com uma infinidade de programas pré-instalados. Os programas servem para fazer transmissão, reprodução e edição de áudio, com vista para a transmissão de rádio. EterTICs GNU/Linux é a distro ideal para montar uma webrádio ou rádio comunitária. Saiba como montar sua própria rádio com EterTICs.

Principais características do Etertics GNU/Linux

A inicialização, disponível no modo live permite a escolha de três idiomas (espanhol, português e inglês), incluindo a opção Linux Free kernel, totalmente livre.

O menu chama a atenção com uma grande variedade de clientes e protocolos de mensagens (Riot, Mumble, TorChat, HexChat, Iptux, Gajim).

Também há ferramentas de criptografia e anonimato. Entre estes últimos, inclui-se um assistente que permite o uso da rede Tor.

Navegadores, programas de escritório, software de backup, gráficos, acesso remoto. Tudo isso está presente, graças aos extensos repositórios Debian/Devuan.

Destaque fica por conta do G-Radio

E já que o assunto é rádio, o destaque fica por conta de um software muito específico, como o G-Radio, um programa que permite automatizar uma estação e sua transmissão de áudio através da construção de uma grade musical, comerciais, vinhetas, hora certa, transmissão de áudio etc.

O G-Radio também é acompanhado por outra solução de automação de transmissão, como o Rivendell e programas como o editor de áudio Audacity, a interface DJ Mixxx, o conversor de áudio WinnFF, Claudia (LADISH Frontend), o agregador de podcast gPodder, a Radio Tray , easyMP3Gain ou o programa de gravação Ardor.

O que falta?

Na seção de multimídia, só falta o OBS Studio. Outra adição interessante é a do GNU Radio,  que permite a implementação de rádios, facilita o processamento de sinais digitais do computador e o uso de hardware de radiofreqüência.

Visual agrada

O Etertics vem com um bonito papel de parede, ícones bonitos, vários tipos de Conky para escolher e o Plank dock.

Etertics GNU/Linux está disponível para download em versões de 32 e 64 bits. Em seu site, você encontrará mais informações sobre isso.

Download ETERTICS

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

NodeJS no Debian

Atualização NPM provoca falhas em sistemas baseados em Linux

Instale o Ubuntu Phone no seu velho Moto G2