in

Saiba como verificar seus arquivos ou se sites estão infectados com mais de 50 antivírus online

Conheça essa ótima ferramenta!

Saiba como verificar seus arquivos ou se sites estão infectados com mais de 50 antivírus online

Atualmente, com o aumento do tráfego na web e as tentativas cada vez mais evidentes de obter informações dos usuários usando diferentes técnicas, como roubo de dados, instalação de software malicioso em nossos computadores, um grande esquecimento é a navegação que fazemos por sites que podem estar infectados. Uma popular ferramenta online oferece a função para verificar se arquivos, sites, domínio estão infectados, em detalhes. No entanto, explicaremos todos os modos de operação dessa ótima ferramenta.

Etapas para verificar se seus arquivos ou sites estão infectados

Saiba como verificar seus arquivos ou se sites estão infectados com mais de 50 antivírus online

Então, essa ferramenta oferece três opções de análise que veremos em profundidade.

Temos que ter em mente que a ferramenta funciona a partir de qualquer navegador e sistema operacional; só é necessário ter uma conexão com a Internet para carregar os diferentes arquivos que queremos analisar.

Primeiramente, acesse o site VirusTotal e em seguida, sigas as instruções abaixo:

Arquivo

Vamos ver como ele analisa um arquivo, uma vez que o arquivo foi selecionado em “Choose file“, na guia “FILE” e precisamos clicar no botão azul que diz “Confirm upload“. Neste caso, selecionei um arquivo ODT.

Visto que, uma vez carregado, ele inicia uma análise com mais de 59 antivírus e serviços diferentes, onde no final mostra o resultado da análise.

Entre os serviços e antivírus que eles usam, forneceremos os mais conhecidos abaixo:

  • Ad-Aware
  • AhnLab-V3
  • Avast-Mobile
  • Avira
  • Bit Defender
  • Eset-NOD32
  • F-Secure
  • Fortinet
  • Kaspersky
  • Malware bytes
  • McAfee
  • Microsoft
  • Panda
  • Sophos AV
  • Symantec
  • Trust look
  • TrendMicro
  • GData
  • Comodo
  • AVG
  • Avast

Como você pode ver, eles são os antivírus mais importantes do mercado onde analisam nosso arquivo.

Saiba como verificar seus arquivos ou se sites estão infectados com mais de 50 antivírus online

Depois de nos mostrar o resultado da análise, na parte superior, mostramos alguns dos 59 mecanismos antivírus que analisaram o arquivo e se encontraram algo.

Na guia “Details”, são exibidas informações sobre o arquivo, histórico de quando foi analisado, que tipo de arquivo é, quando foi criado, quando foi modificado pela última vez.

Em “Relations”, ele nos mostrará se o arquivo está infectado, qual é a sua relação com outros arquivos ou infecções.

Por fim, a guia “Community” nos mostraria comentários de outros usuários sobre o vírus que infectou o arquivo e, se estivermos registrados no VirusTotal, poderemos colocar comentários.

URL

Essa nova função é analisar um site antes de entrar, isso é super interessante para lojas online ou sites com muito tráfego. Nesse caso, usaremos o sempreupdate.com.br, uma vez que o site tenha sido introduzido e pressionada a tecla Enter, a análise começará; nesse caso, ele usa 70 mecanismos de análise diferentes.

E agora, José?” [rs]…

Saiba como verificar seus arquivos ou se sites estão infectados com mais de 50 antivírus online

Como podemos ver na análise, o SempreUPdate está limpo, portanto, você pode acessar tranquilamente [rs].

Na guia “Detection”, apenas indica neste caso que, dos 70 mecanismos, dizem que há algo malicioso.

Na guia “Details”, ele mostra informações sobre o servidor em que o SempreUPdate está hospedado, os rastreadores que usamos e as Meta Tags.

Em “Community”, se o que você detectou tiver algum comentário de outros usuários, ele aparecerá lá. Por outro lado, ser um falso positivo não mostra nenhuma informação em questão.

Pesquisar

Aqui podemos inserir um URL, IP ou domínio que queremos analisar, neste caso, novamente, usaremos o sempreupdate.com.br:

 

Uma vez analisado, ele mostra na parte superior que o domínio SempreUPdate contém apenas “1 arquivo detectado incorporando este domínio“, algo desprezível.

Além disso, ele nos mostra informações como a popularidade do ranking no Cisco Umbrella, o DNS mais recente usado, o certificado HTTPS mais recente com informações sobre esse certificado, informações sobre os dados de registro de domínio e o que sai do domínio no Google.

Como você pode ver, ele oferece muitas informações muito específicas, caso desejemos investigar algo sobre um domínio.

Conclusão

De fato, o VirusTotal é um serviço excelente e muito confiável, pois utiliza muitos mecanismos antivírus para verificar e detectar se arquivos ou sites estão infectados.

Portanto, se tivermos dúvidas sobre um site, loja ou arquivo, ele pode nos ajudar a saber se estamos seguros ou não, antes de analisar esse arquivo pelo antivírus local ou de entrar em uma determinada página da web.

Via: RedesZone

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Linux Mint 19.3 Tricia vem com novos Grub, Celluloid e logotipo

Linux Mint 19.3 Tricia vem com novos Grub, Celluloid e logotipo

Como instalar o Parole Media Player no Ubuntu

Como instalar o Parole Media Player no Ubuntu