Orientação

02/11/2021 às 18:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Saiba que é Software Livre! Conheça os sistemas e também alguns softwares 100% livres!

Você deve usar vários softwares livres e não sabe! Saiba hoje o que é o Software Livre tão falado!

Saiba que é Software Livre! Conheça os sistemas e também alguns softwares 100% livres!

O software Livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permitem-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. No entanto, não confunda termos ligados a licença com o seu direito de escolha. O termo Software Livre, não tem nenhuma ligação com a liberdade de você escolher ou não o uso de um software proprietário, ou de código aberto, não confunda.


Não confundir com o movimento Open Source. Seus objetivos concede aos usuários a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidades (concessão plena liberdade de controle e independência, através da disponibilidade de código fonte para análise e alterações); bem como permitindo-lhes a liberdade social, para ser capaz de cooperar ativamente com todos os usuários e desenvolvedores de sua escolha.

Mas, o que finalmente o Software Livre?

Os usuários de software livre estão livres dessas atividades, porque eles não precisam pedir qualquer permissão, eles não estão restritos nas atividades por meio de licenças proprietárias restritivas (por exemplo, cópia restrita), ou requisitos de ter de concordar com as cláusulas restritivas dos outros (por exemplo, acordos de não divulgação), e eles não estão restritos desde o início (por exemplo, através deliberada a não disponibilidade de código-fonte).

Os objetivos do Software Livre e (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, estas liberdades são explicitamente concedidos e não suprimidas (como é o caso do software proprietário).

Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres – o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código-fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir…

Você também pode consultar quais são as distribuições GNU/Hurd que contém apenas Software Livre e totalmente reconhecida e homologada pela Free Software Foundation, se alguma distribuição não estiver na lista, é porque não é reconhecida pela FSF e contém software proprietário. Além disso, também separamos um link para que consulte os principais softwares livres disponíveis atualmente, são muitos e certamente você deve utilizar algum deles ou algo baseado neles.

Desta forma, saiba que Software Livre e Código aberto em paralelo não necessariamente são a mesma coisa! Bom, chega de conversa e assista a uma palestra do Richar Stallman dublada por nossa equipe, onde ele explica o que é o Software Livre e como isso ajuda você.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.