Samsung lança beta do Linux on DeX

Faz mais de um ano, em outubro de 2017, que a Samsung anunciou a convergência entre o mundo Linux e seus smartphones. Desde lá, não havia mais notícias do projeto. Porém, agora, de acordo com o Blog do Ubuntu, a iniciativa começa a aparecer. Assim, confira neste post que a Samsung lança beta do Linux on DeX.

O que é Linux on DeX?

Ubuntu em dispositivos Samsung chega à versão beta

Em primeiro lugar, os aparelhos Samsung Galaxy com Linux fazem parte da linha “Samsung DeX”. Por outro lado, uma das tecnologias apresentadas na Samsung Developer Conference é o Linux on DeX.

O Samsung DeX, permite que os usuários dos dispositivos Galaxy da Samsung aproveitem aplicativos em uma tela maior. Então, o objetivo é melhorar a visualização, seja assistindo filmes, jogando games ou apenas navegando na web.

Enquanto o Samsung Open Source Group está passando por uma reestruturação, felizmente, o Samsung DeX parece não ter sido afetado.

Ubuntu em dispositivos Samsung?

Ubuntu em dispositivos Samsung chega à versão beta

O Ubuntu continua sendo a distribuição padrão do Linux para o DeX.  Na verdade, o sistema é uma versão modificada do Ubuntu 16.04. O Samsung DeX funcionará com smartphones e tablets Galaxy high-end selecionados.

Além disso, o Linux on DeX permite que os desenvolvedores criem aplicativos. Para isto, do mesmo modo, basta conectar o dispositivo Galaxy a uma tela maior para uma experiência semelhante a um PC.

Por enquanto, o DeX está apenas em um beta privado. No entanto, os desenvolvedores interessados podem se inscrever aqui. Porém, o beta privado está disponível apenas para usuários do Galaxy Note 9 e Galaxy TabS4 da Samsung. Também é preciso estar rodando a partir do Android Oreo.

A combinação do Samsung DeX com o aplicativo Linux on DeX adiciona novos níveis de flexibilidade ao trabalho dos desenvolvedores, permitindo que eles conectem seu dispositivo Galaxy a um monitor usando apenas um adaptador HDMI e desfrutem de uma experiência de computação mais completa quando em trânsito, diz o anúncio.

O anúncio completo da Samsung pode ser lido aqui. Se ficou curioso em saber como funcionará, acesse o vídeo abaixo:

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE 5.14.3 está disponível com várias melhorias

Previous article

Como instalar e executar o Maltrail no Ubuntu Server 18.04

Next article

You may also like

More in Notícias