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10/08/2021 às 15:18

5 min leitura

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Por Claylson Martins

SDL versão 2.0.16 já foi lançado com suporte a Wayland muito aprimorado

SDL versão 2.0.16 já foi lançado com suporte a Wayland muito aprimorado

O SDL2 é a biblioteca de desenvolvimento de plataforma cruzada para acesso básico a hardware de áudio, teclado, mouse, joystick e gráfico com um grande lançamento com SDL 2.0.16. Este é o software que impulsiona muitos jogos, motores de jogos e muito mais. É uma parte vital do FOSS.

O desenvolvedor Ethan Lee, que trabalhou em SDL, FNA, FAudio e portou toneladas de jogos para Linux e macOS, fez um pequeno artigo para repassar alguns dos detalhes de fundo. Vale a pena notar que o ponto 2 da lista de Lee agora pode ser resolvido com o lançamento do driver NVIDIA 470.63.01, que também foi lançado hoje. De modo geral, parece que o suporte adequado ao Wayland ainda está longe para SDL2.

SDL versão 2.0.16 já foi lançado com suporte a Wayland muito aprimorado. Estas são as principais alterações de recursos a partir deste lançamento:

SDL versão 2.0.16 já foi lançado com suporte a Wayland muito aprimorado

Geral:

* Adicionado SDL_FlashWindow () para chamar a atenção de um usuário
* Adicionado SDL_GetAudioDeviceSpec () para obter o formato de áudio preferido de um dispositivo
* Adicionado SDL_SetWindowAlwaysOnTop () para alterar dinamicamente o sinalizador SDL_WINDOW_ALWAYS_ON_TOP para uma janela
* Adicionado o suporte SDL_SetWind para uma janela * Adicionado SDL_SetWind do teclado (Grab) independentemente do mouse
* Adicionado SDL_SoftStretchLinear () para fazer escalonamento bilinear entre superfícies de software de 32 bits
* Adicionado SDL_UpdateNVTexture () para atualizar texturas NV12 / 21 de streaming
* Adicionado SDL_GameControllerSendEffect () e SDL_JoystickSendEffect () para permitir o envio de efeitos de gatilho personalizados para o controlador DualSense
* Adicionado SDL_GameControllerGetSensorDataRate () para obter a taxa de dados do sensor para controladores PlayStation e Nintendo Switch
* Adicionado suporte para o
controlador de jogo Amazon Luna
* Adicionado suporte de rumble para o controlador Google Stadia usando o driver HIDAPI
* Adicionadas constantes SDL_GameControllerType para Amazon Luna e Google Stadia controladores
* Adicionado ruído analógico para controladores Nintendo Switch Pro usando o driver HIDAPI
* Uso reduzido da CPU ao usar SDL_WaitEvent () e SDL_WaitEventTimeout ()

Windows:

* Adicionado SDL_SetWindowsMessageHook () para definir uma função que é chamada para todas as mensagens do Windows
* Adicionado SDL_RenderGetD3D11Device () para obter o dispositivo D3D11 usado pelo processador SDL

Linux:

* Suporte Wayland bastante aprimorado
* Suporte adicionado para saída de áudio e captura usando Pipewire
* Adicionada a dica SDL_HINT_AUDIO_INCLUDE_MONITORS para controlar se a gravação do PulseAudio deve incluir dispositivos de monitor
* Adicionada a dica SDL_HINT_AUDIO_DEVICE_STREAM_ROLE para descrever a função de seu aplicativo para painéis de controle de áudio

Android:

* Adicionado suporte para saída de áudio e captura usando AAudio
* Adicionado SDL_AndroidShowToast () para mostrar uma
notificação leve

iOS:

* Adicionado suporte para o modo relativo do mouse no iOS 14.1 e mais recente
* Adicionado suporte para o controlador Xbox Series X

tvOS:

* Adicionado suporte para o controlador Xbox Series X

Veja mais no site oficial.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

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