Segundo o Google, ativação do 2SV por padrão reduziu as violações de contas em 50%

Parece que os esforços do Google para a ativação do 2SV (verificação de duas etapas) por padrão tem trazido resultados. A empresa revelou que a ativação do recurso rendeu uma queda significativa nos comprometimentos de contas. Mais de 150 milhões de usuários foram inscritos automaticamente no 2SV e 50% dessas contas foram protegidas contra violações.

Esforços do Google na implementação do 2SV

O Google vem se esforçando desde outubro do ano passado para impedir o acesso não autorizado a contas, incluindo as dos dois milhões de criadores do YouTube. A empresa deu um passo significativo nos esforços de segurança do Google, deixando de oferecer 2SV aos usuários como um recurso de proteção opcional para torná-lo a configuração padrão.

O Google disse que a queda nas violações de contas “diz muito sobre a eficácia de uma segunda forma de verificação na proteção de seus dados e informações pessoais”. No entanto, não revelou quantas contas exatamente foram comprometidas.

Em uma postagem no blog, Guemmy Kim, diretor de segurança de contas do Google, disse que embora a empresa esteja orgulhosa desses resultados iniciais e felizes com a resposta que recebemos dos seus usuários e da comunidade, estão empolgados com outros trabalhos contínuos que estão fazendo nos bastidores para tornar os usuários ainda mais seguros.

Registros automáticos de 2SV

O Google prometeu continuar seus registros automáticos de 2SV em 2022, trazendo o recurso de segurança para mais contas que ainda não o habilitaram. Isso, certamente trará ainda mais segurança para os usuários da empresa. A autenticação de dois fatores é uma camada de segurança extra, que pode te impedir de ter muitas “dores de cabeça”.

O Google também destacou algumas práticas recomendadas de segurança para manter sua conta segura, como fazer uma verificação de segurança e usar o Google Password Manager. Este último é um dos melhores gerenciadores de senhas para Android e está integrado ao Chrome e ao aplicativo do Google.

Mas mesmo as senhas logo se tornarão uma coisa do passado, já que a empresa deve desenvolver novas tecnologias que substituirão as senhas, como chaves de segurança físicas, por exemplo. Apesar de não ser tão prático assim, as chaves físicas podem ser uma saída excelente para que a segurança aconteça mais efetivamente.

A verificação de dois fatores dá essa camada extra de segurança, mas, na internet, aparentemente, nada é seguro. Então, precisamos, realmente, de uma camada de segurança ainda maior para termos certeza de que estamos seguros.

Via: AndroidCentral

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile