OpenSSL corrige bug de alta gravidade que permitia ataques RCE

Vazamento de dados
Brasil supera Estados Unidos e bate recorde em casos de violação de dados

Uma vulnerabilidade acaba de ser corrigida pela OpenSSL. Os mantenedores do projeto OpenSSL lançaram patches para resolver esse bug de alta gravidade na biblioteca criptográfica que poderia levar à execução remota de código permitindo ataques RCE.

Bug corrigido na OpenSSL

O bug de alta gravidade, agora atribuído ao identificador CVE-2022-2274, foi descrito como um caso de corrupção de memória heap com operação de chave privada RSA que foi introduzida no OpenSSL versão 3.0.4 lançado em 21 de junho de 2022.

openssl-corrige-bug-de-alta-gravidade-que-permitia-ataques-rce

Lançado pela primeira vez em 1998, o OpenSSL é uma biblioteca de criptografia de uso geral que oferece implementação de código aberto dos protocolos Secure Sockets Layer (SSL) e Transport Layer Security (TLS), permitindo que os usuários gerem chaves privadas, criem solicitações de assinatura de certificados (CSRs), instale certificados SSL/TLS.

“A versão OpenSSL 3.0.4 introduziu um bug sério no RSA implementação para CPUs X86_64 que suportam as instruções AVX512IFMA. Este problema torna a implementação do RSA com chaves privadas de 2048 bits incorreto em tais máquinas e a corrupção de memória ocorrerá durante o cálculo. Como consequência da corrupção de memória, um invasor pode ser capaz de acionar uma execução remota de código na máquina executando o cálculo”, observou o comunicado.

Ainda de acordo com o comunicado, “Servidores SSL/TLS ou outros servidores que usam chaves privadas RSA de 2048 bits executados em máquinas que suportam instruções AVX512IFMA da arquitetura X86_64 são afetados por esse problema”.

Chamando-o de “erro grave na implementação do RSA”, os mantenedores disseram que a falha pode levar à corrupção de memória durante a computação que pode ser armada por um invasor para desencadear a execução remota de código na máquina que executa a computação.

Versão afetada

“Observe que em uma máquina vulnerável, o teste adequado do OpenSSL falharia e devem ser observados antes da implantação. Os usuários da versão OpenSSL 3.0.4 devem atualizar para OpenSSL 3.0.5. OpenSSL 1.1.1 e 1.0.2 não são afetados por este problema”.

Xi Ruoyao, Ph.D. estudante da Xidian University, foi creditado por relatar a falha ao OpenSSL em 22 de junho de 2022. Recomenda-se que os usuários da biblioteca atualizem para o OpenSSL versão 3.0.5 para mitigar possíveis ameaças.

Se você ainda não instalou os patches de segurança, é recomendado que faça isso o mais rápido que conseguir. Assim, você se livra desse bug que pode trazer sérios problemas. Esperamos que a segurança seja reestabelecida e novos bugs não apareçam na biblioteca.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile