Ransomware atinge um dos maiores distribuidores de livros do mundo

ransomware-atinge-um-dos-maiores-distribuidores-de-livros-do-mundo

Os ataques de ransomware se intensificaram bastante nos últimos anos e, diversas empresas vem sendo atingidas por cibercriminosos. São empresas dos mais variados segmentos. Agora, por exemplo, a Baker & Taylor, uma das maiores distribuidoras de livros do mundo, revelou que foi atingida por um ataque de ransomware.

Ataque de ransomware atinge a Baker & Taylor

A Baker & Taylor é uma das maiores distribuidoras de livros do mundo. E, assim como outras grandes empresas, acabou sendo atacada por cibercriminosos. De acordo com a própria empresa, ela sofreu um ataque de ransomware em 23 de agosto. O incidente afetou os sistemas telefônicos, escritórios e centros de serviço da empresa.

Em 24 de agosto, a empresa anunciou que o ataque causou interrupções em seus sistemas críticos para os negócios, e sua equipe técnica estava trabalhando na restauração dos servidores afetados. A Baker & Taylor é prova de que os ataques de ransomware pode atingir qualquer empresa. Assim, as medidas de segurança precisam ser constantemente modificadas afim de garantir mais segurança.

ransomware-atinge-um-dos-maiores-distribuidores-de-livros-do-mundo
Imagem: Twitter

Comunicado da Baker & Taylor

“Obrigado novamente por sua paciência, palavras gentis e parceria enquanto nos recuperamos do ataque de ransomware da semana passada. Nossa equipe está trabalhando 24 horas por dia para retornar às operações normais.” Baker & Taylor disse em uma atualização publicada em 29 de agosto: “Nossa prioridade tem sido remediar nossos sistemas e garantir que eles sejam higienizados. À medida que esse trabalho é concluído, nosso foco está na transição para a restauração, colocando nossos sistemas on-line e retornando às operações em uma abordagem em fases. Esperamos que as interrupções continuem esta semana, mas esperamos poder fornecer cronogramas para sistemas e aplicativos individuais à medida que a semana avança. Obrigado pela compreensão.”

Neste momento, a empresa não revelou o nome da família de ransomware que infectou seus sistemas ou se os criminosos roubaram seus dados. No entanto, isso deve ser divulgado em breve.

A empresa deve estar fazendo uma avalização criteriosa para identificar os danos, bem como descobrir a família de ransomware que a atacou. De qualquer forma, não espere que a empresa revele o que os cibercriminosos roubaram, caso isso tenha acontecido.

Tanto a Baker & Taylor quanto outras empresas precisam intensificar as suas defesas, aumentando a segurança interna, para evitar ataques como este. Os cibercriminosos estão ficando cada vez mais ardilosos e atacando empresas de diferentes segmentos. Ou seja, nenhuma empresa está livre de um possível ataque. No entanto, se estiver preparada, pode evitar o roubo de dados importantes.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile