Notícias

01/12/2021 às 14:23

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Sensor ToF das câmeras dos smartphones poderão detectar câmeras espiãs

Será mais fácil descobrir se você está sendo espionado, com um simples fotografia

Sensor ToF das câmeras dos smartphones poderão detectar câmeras espiãs

Com a resolução das câmeras dos smartphones sendo cada vez maiores e de qualidade excelente, usar uma câmera diferente disso, está quase em desuso. As câmeras dos smartphones tem sido a alternativa mais rápida e prática de registrar muitos momentos. No entanto, as configurações avançadas dessas câmeras, atualmente, são capazes de muito mais do que tirar fotos ou selfies. O sensor ToF presente em câmeras de smartphones poderão detectar câmeras espiãs.


A notícia é ótima, principalmente quando você tem suspeitas de que está sendo vigiado. Essa nova capacidade das câmeras dos smartphones, se deve à adição de um sensor de tempo de voo (ToF) a muitos modelos novos. O sensor ajuda um smartphone a analisar informações de profundidade sobre uma cena que está sendo fotografada.

O ToF, basicamente diz ao smartphone qual a distância entre ele e o objeto em uma cena. O sensor faz isso emitindo um laser. O laser ricocheteia em objetos e retorna ao sensor, e o telefone pode analisar os dados coletados e usá-los para otimizar as configurações da câmera, por exemplo.

Sensor ToF pode ser usado para identificar possíveis câmeras espiãs no ambiente

sensor-tof-das-cameras-dos-smartphones-poderao-detectar-cameras-espias
Imagem: Georgie

De acordo com o site Forbes, uma equipe de pesquisadores descobriu que o laser do sensor ToF pode fazer mais do que produzir imagens de melhor aparência. A descoberta é de que o feixe intenso causa reflexos anormais quando atinge algo como a lente de uma câmera.

Os pesquisadores desenvolveram um aplicativo customizado. Ele é capaz de detectar câmeras ocultas com uma taxa de sucesso próxima a 90%. Claro, com o tempo, isso ainda pode ser melhorado. No entanto, a taxa é bem alta e pode ajudar na detecção rápida de câmeras espiãs escondidas.

Infelizmente, embora possam ter sido uma raridade no passado, as câmeras ocultas são muito mais comuns nos dias de hoje. O Forbes aponta que, nos últimos anos, houveram inúmeras reclamações de usuários do AirBNB, por exemplo, sobre a localização de câmeras espiãs em seus aluguéis.

Com tantas câmeras minúsculas disponíveis no mercado, isso ficou ainda mais fácil para quem quer esconder câmeras pela casa, por exemplo. As câmeras podem ser escondidas em quase tudo, até mesmo em tomadas falsas. Mesmo se você souber o que está procurando, elas podem ser incrivelmente difíceis de detectar.

Acreditamos que ter à mão um aplicativo que possa identificar possíveis câmeras espiãs no ambiente, pode deixar os usuários ainda mais seguros. Até porque, ninguém mais sai sem o seu smartphone e, pode tirá-lo do bolso a qualquer momento para fazer essa varredura.

Via: Forbes

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×