Notícias

12/01/2022 às 07:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Shazam lança extensão para navegador Chrome

Está mais fácil identificar aquela música que você não sabe o nome.

Shazam lança extensão para navegador  Chrome

Identificar uma música ou um cantor (a) ficou mais fácil desde o surgimento do programa Shazam disponível nos celulares. Agora, os desenvolvedores tornaram esse processo ainda mais simples ao lançarem uma extensão do Shazam para o navegador Google Chrome. Apesar de não ter o mesmo impacto na época do surgimento, o programa tem grande relevância.


O lançamento demorou mais que o esperado, especialmente após sua retirada inexplicável da loja de extensão. No entanto, o Shazam agora está disponível novamente como uma extensão no Chrome e faz exatamente o que se propõe.

Shazam lança extensão para navegador Chrome

A instalação é muito rápida e ocorre do mesmo jeito que qualquer extensão de navegador. Possui uma interface reduzida. Para fazer a pesquisa, é só colocar a música para tocar e clicar na extensão, depois no botão do Shazam e pronto. A mágica está feita e ele identifica a música e o cantor. Além disso, poderemos clicar em qualquer dessas músicas já pesquisadas. O programa nos levará à página da música no Shazam. Então, lá encontraremos as informações e artistas relacionados e a própria letra da canção pesquisada.

Na extensão também é possível conectar uma conta da Apple Music. Isso já era esperado, pois a empresa foi adquirida pela Apple em 2017 e toda a tecnologia foi incorporada aos dispositivos daquela empresa. Sendo assim, hoje não precisa mais baixar o Shazam para descobrir uma música. Isso porque a Siri fará isso com perfeição.

Shazam lança extensão para navegador Chrome

Shazam lança extensão para navegador Chrome

O procedimento para seu uso é bastante simples. Será necessário apenas estar tocando algo no navegador e pressionar o botão para que a extensão reconheça o que estamos ouvindo. Funciona em vários sites, seja YouTube, Twitch, Spotify Web, Soundcloud, entre outros. Obviamente, o aplicativo é um pouco inútil se estivermos reproduzindo um videoclipe de uma música específica no YouTube. Como sabemos, lá temos o título da música já disponível. No entanto, ele mostra toda sua utilidade como podemos ver na imagem acima ao tocar uma lista com várias canções aleatórias. Então, se estivermos assistindo a um vídeo, programa, filme ou série e dentro toque uma música que nos chame a atenção, o programa fará a identificação quase que imediatamente.

O aplicativo Shazam está disponível para smartphones Android e iOS, agora também como extensão para o Chrome, além de uma versão web que podemos acessar diretamente de sua página oficial se formos usuários de macOS e ChromeOS.

Para usar a versão web do Shazam no Windows e Linux é preciso uma gambiarra. Teremos de enganar o site Shazam e convencê-lo de que estamos usando a versão mais recente do Safari do macOS. Isso pode ser feito alterando o user agent do nosso navegador. Então, precisamos da outra extensão, User-Agent Switcher and Manager (no Mozilla Firefox) ou User-Agent Switcher para Chrome. Depois é só configurar o user-agent desejado e acessaremos o Shazam.com pronto para uso.

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×