Shotcut Video Editor adiciona mais opções de exportação

Uma nova versão do editor de vídeo de código aberto Shotcut está disponível para download, e neste post vea algumas das mudanças que ele inclui. Para aqueles que desconhecem, o Shotcut é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg. Desta vez, o Shotcut Video Editor adiciona mais opções de exportação.

A última versão estável é o Shotcut 20.02.17 (sim, o número da versão é uma data no formato inglês), que adiciona um novo recurso notável: escala de visualização de baixa resolução.

Shotcut Video Editor adiciona mais opções de exportação

Embora tenha um som grandioso, essa alteração permite que os editores visualizem o vídeo na tela em uma resolução menor do que a que planejam exportar.

A visualização de vídeo em uma resolução mais baixa oferece vários aprimoramentos de desempenho, pois o computador não precisa trabalhar tanto.

Esta nova opção é acessível via Settings > Preview Scaling.

Aqui, quem edita em um monitor de alta resolução ou em um computador mais poderoso pode escolher entre várias resoluções de visualização, incluindo 720p.

Embora esse recurso provavelmente seja popular entre os editores de vídeo e criadores de conteúdo, os desenvolvedores do Shotcut dizem que o dimensionamento da visualização não é uma “cura mágica para problemas de desempenho”.

Esse recurso será mais benéfico quando proxies de baixa resolução forem usados, planejado para a versão 20.04 em abril, acrescentam.

Além disso, o editor também agora possui a capacidade de usar a escala de visualização para exportar uma cópia de rascunho das composições.

Além disso, o editor de vídeo não linear adiciona um novo filtro de afinação de áudio com opção de compensação de velocidade. Os usuários que procuram mais transições podem brincar  usando vídeo em escala de cinza, além de imagens em escala de cinza.

Estas e outras alterações no Shotcut 20.02.17:

  • Pré-visualização com resolução mais baixa
  • Nova ferramenta ‘Escopo de vetor’
  • Mais predefinições de exportação, incluindo o ProRes HQ
  • Novo filtro de afinação de áudio
  • Lavagem aprimorada
  • Transições foscas
  • Correções de bugs

Shotcut é um software de código aberto gratuito. As compilações do Linux, macOS e Windows podem ser baixadas diretamente do site oficial e também da página do projeto Github:

Download do Shotcut 20.02.17 (.AppImage de 64 bits)

Também é possível instalar o Shotcut no Ubuntu como um aplicativo Snap através da Snap Store:

Instale o Shotcut no Ubuntu (Snap)

O aplicativo está disponível na loja Flatpak no Flathub para aqueles que preferem esse método:

Ver Shotcut no Flathub

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile