Uma grande novidade para quem usa o sistema operacional Tails para navegação anônima: a versão 4.17 vem com recurso de reparo automático de arquivos durante a inicialização. Além disso, possui os recurso mais atuais em relação ao serviço do Tor.
Esse novo recurso de reparo limpa os arquivos de atualização automática antigos que foram deixados na unidade após uma atualização manual do sistema, o que bloqueou o funcionamento correto das atualizações automáticas. Além disso, o Tails agora retoma automaticamente o download sempre que uma atualização falha e o utilitário Tails Upgrader agora é mais resistente a espelhos quebrados.
Como acontece com todos os novos lançamentos do Tails, o Tails 4.17 vem com as melhores e mais recentes tecnologias do Tor usadas para permitir a comunicação anônima dentro do sistema. Incluídos nesta versão estão o navegador da web anônimo Tor Browser 10.0.14 e a implementação anônima de cliente e servidor Tor 0.4.5.7.
Também incluídos nesta versão estão o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.8.0 e o carregador de inicialização GRUB 2.04-16, que é importado dos repositórios Debian GNU/Linux 10 “Buster” e corrigido contra a vulnerabilidade 2021 BootHole UEFI SecureBoot.
Sistema operacional Tails 4.17 lançado com reparo automático de arquivos durante a inicialização
De acordo com as notas de lançamento, alguns pacotes de firmware não livres também foram atualizados para melhorar o suporte para várias interfaces Wi-Fi, especialmente Intel, Broadcom e Cypress. Do mesmo modo, o Tails 4.17 melhora a mensagem de erro ao iniciar o Unsafe Browser offline.
Portanto, se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é o sistema preferido do dissidente da NSA, Edward Snowden. O Tails 4.17 pode ser baixado do site oficial como uma imagem ISO ou USB que você pode gravar em uma unidade flash USB para usar o sistema ao vivo sem instalar nada em seu computador pessoal.
Contudo, se você já estiver usando o Tails em seu PC, você pode facilmente atualizar sua instalação para a versão 4.17 usando o utilitário Tails Upgrader. Atualizações automáticas são atualmente suportadas a partir do Tails 4.14 e posterior.
9to5 Linux