in

SK Hynix lança os primeiros módulos DRAM DDR5

A empresa diz que seu DDR5 suporta velocidades entre 4.800 MHz e 5.600 MHz.

A SK Hynix anunciou o lançamento dos primeiros módulos DRAM DDR5. No entanto, esses produtos iniciais terão como alvo big data, inteligência artificial, machine learning e outras aplicações corporativas.

A empresa diz que seu DDR5 suporta velocidades entre 4.800 MHz e 5.600 MHz, tornando-o cerca de 1,8 vezes mais rápido do que a maioria dos kits DDR4 padrão sem overclock.

SK Hynix lança os primeiros módulos DRAM DDR5

A SK Hynix diz que, apesar das velocidades aumentadas, o DDR5 funcionará 0,1 V abaixo do DDR4, caindo de 1,2 V para 1,1 V. Além disso, a empresa integrou o Error Correcting Code (ECC) dentro do chip de memória; permitindo corrigir erros de nível de 1 bit por si só e aumentar a confiabilidade das aplicações em 20 vezes.

SK Hynix lança os primeiros módulos DRAM DDR5
A SK Hynix anunciou o lançamento dos primeiros módulos DRAM DDR5. Imagem: SK Hynix.

A empresa disse que os primeiros módulos DDR5 poderão atingir 256 GB usando a tecnologia de empilhamento de chips através do silício (TSV). Carolyn Duran, gerente geral de tecnologias de memória e IO da Intel, disse:

A Intel fez parceria com líderes de memória, incluindo a SK Hynix, no desenvolvimento de especificações DDR5, começando com os primeiros conceitos de arquitetura por meio da padronização JEDEC. Além disso, trabalhamos em colaboração com a SK Hynix no desenvolvimento de silício, projetando e testando protótipos para garantir que o DDR5 atenda a seus objetivos de desempenho e esteja totalmente pronto para nossos clientes.

Em abril, a SK Hynix estava se preparando para fazer memórias DDR5-8400 para os consumidores. Seus 8.400 MT/s dariam uma largura de banda teórica por canal de 67,2 GB/s, ultrapassando a classificação máxima de 25,6 GB/s do DDR4.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

Micron anuncia oficialmente a memória GDDR6X