Distribuição Linux

Slax 9.7.0 e Alpine 3.9 são lançados

0
Slax 9.7.0 e Alpine 3.9 são lançados

Duas distribuições Linux acabam de anunciar novas versões. Slax 9.7.0 e Alpine 3.9 são lançados. As novidades você confere neste post.

Alpine Linux

Slax 9.7.0 e Alpine 3.9 são lançados

A distribuição Alpine Linux é leve e focada em segurança e baseada no Busybox e no musl libc. Acaba de ser lançada a versão 3.9.0. As melhorias mais recentes para este sistema operacional continuam com o foco da Alpine sendo usada em contêineres e outros casos de uso leves.

Novo no Alpine 3.9 é o suporte para a arquitetura ARMv7. Eles foram movidos de volta do LibreSSL para o OpenSSL upstream. Da mesma forma, a opção Modloop agora está ativada por padrão. Também há uma melhor integração do carregador de inicialização do GRUB.

O Alpine 3.9 usa o kernel estável Linux 4.19, o GCC 8.2 como o compilador de sistema padrão e confia no Busybox 1.29 e no musl libc 1.1.20.

Quem quiser saber mais sobre o Alpine 3.9 pode acessar AlpineLinux.org.

Baixar Alpine Linux

Slax 9.7.0 lançado

Slax 9.7.0 e Alpine 3.9 são lançados

Além do Alpine 3.9.0, outra distribuição Linux leve com uma nova versão é o Slax 9.7.0. Slax é uma distribuição Linux que originalmente era baseada no Slackware.  No entanto, quando o trabalho no projeto foi reiniciado em 2017 passou a usar uma base Debian. Além disso, seu desktop também passou do KDE para o Fluxbox + Compton.

Com o Slax 9.7.0, a distribuição vem em 255MB em sua imagem padrão. Assim, isso representa 10MB a menos graças à mudança para tamanhos de bloco de 1MB.

Além de perder peso, o Slax 9.7.0 também adiciona suporte usb-modeswitch para lidar com dispositivos USB modernos. O Slax 9.7 também lida melhor com o comando slax activate, sendo mais modular sobre o que é copiado para a RAM.

Mais detalhes sobre o Slax 9.7 através do anúncio do projeto.

Makulu Linux

MakuluLinux é uma distribuição desktop baseada em Debian que vem com muitos aplicativos e codecs de mídia instalados. O projeto publicou uma atualização, o MakuluLinux 2019.01.25, para sua série Core.  Esta série realiza experimentos com gestos de mouse. Portanto, isso permite que os usuários, opcionalmente, usem seu computador quase totalmente sem o auxílio de um teclado.

O sistema de gestos opcional permitirá que os usuários naveguem em seus computadores mal tendo que tocar em um teclado, se assim desejarem. Os usuários mais tradicionais não precisam ativar gestos, eles podem simplesmente usar o sistema operacional da mesma maneira que eles são usados ??para navegar no Linux. O núcleo também oferece muitos recursos de ‘acesso instantâneo’ como um comutador de papel de parede de um clique ou uma opção 3D de um clique, controlar facilmente todos os aspectos do seu SO com apenas alguns cliques.

Então, para mais informações e uma lista de recursos suportados podem ser encontradas na postagem do blog da distribuição. Do mesmo modo, a página também apresenta um vídeo do sistema de gestos em ação.

Baixar Makulu

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kodi 18 “Leia” é lançado com muitas novidades

Previous article

Mozilla Thunderbird 60.5.0 já está disponível para download

Next article

You may also like