Slax Linux baseado em Slackware está de volta após 9 anos

Slax Linux baseado em Slackware está de volta após 9 anos
Slax Linux baseado em Slackware está de volta após 9 anos

Boas notícias para os fãs da distribuição Slax Linux, pois o desenvolvedor acabou de trazer de volta à vida a versão baseada em Slackware após 9 anos de hiato e baseada apenas no Debian GNU/Linux.

Em 2015, o Slax Linux, uma distribuição GNU/Linux leve e portátil baseada no Slackware Linux, desapareceu do cenário Linux. Dois anos depois, no final de 2017, o desenvolvedor do Slax Linux, Tomas Matejicek, anunciou o lançamento de uma nova versão do Slax Linux baseada no Debian GNU/Linux, não no Slackware.

Naquele momento, Tomas Matejicek justificou a decisão de abandonar o Slackware Linux em favor do Debian GNU/Linux. Assim, ele disse que o Debian tornou sua vida muito mais fácil. Portanto, ele acredita que a versão baseada no Debian também facilitará a vida dos usuários.

Slax Linux baseado em Slackware está de volta após 9 anos

Em meados de julho de 2022, Tomas Matejicek anunciou que “não tendo nada melhor para fazer” está pensando em trazer de volta a versão baseada em Slackware, e hoje lançou uma nova versão Slax baseada em Slackware 15.0.

A versão anterior do Slackware baseada no Slack remonta a 2013, disse Tomas Matejicek no anúncio de agora, onde o desenvolvedor também anunciou o lançamento do Slax Linux 11.4.0, uma versão baseada no Debian GNU/Linux 11.4 “Bullseye”.

Slax Linux baseado em Slackware está de volta após 9 anos.

Ambas as versões baseadas em Slackware e Debian usam o gerenciador de janelas Fluxbox leve. Por outro lado, usa a mesma interface do usuário com o lançador de aplicativos xLunch projetado especificamente para Slax. Além disso, há uma seleção de software idêntica, porém, as diferenças estão em destaque, é claro.

Além do envio com bases mais recentes e componentes atualizados, as novas versões do Slax Linux trazem um procedimento de desligamento atualizado para melhorar o manuseio de dispositivos desmontados. Por outro lado, devem implementar a preservação de dispositivos montados entre reinicializações, removendo regras do systemd.

Então aí está, o Slax Linux mais uma vez faz jus ao seu nome e oferece uma versão baseada em Slackware que você pode baixar agora mesmo no site oficial, juntamente com a versão baseada em Debian, que também é suportada em sistemas de 32 bits.