in

Smartphone Pro1 X é enviado com Android, Lineage OS ou Ubuntu Touch

Conheça preços e características do aparelho.

As novidades em relação a smartphones com Linux não param de aparecer. Agora, a empresa britânica FX Technology lançou o smartphone Pro1 X com Linux na Indiegogo. Lá você encontra opções de envio do aparelho com os sistemas operacionais móveis Android, Lineage OS ou Ubuntu Touch.

O Pro1 X é o sucessor do smartphone Pro1, desenvolvido em parceria com a comunidade XDA Developers. Tem  como principal foco a privacidade e oferece aos usuários a melhor experiência móvel com o kernel Linux. Para conseguir isso, o Pro1 X vem pré-instalado com o sistema operacional móvel Android do Google, bem como o Lineage OS, um sistema operacional móvel gratuito e de código aberto baseado em Android, ou o Ubuntu Touch OS da UBports Foundation.

O dispositivo de alto desempenho apresenta um design interessante com um teclado retroiluminado físico em paisagem completa que desliza sob a bela e generosa tela AMOLED de 5,99 polegadas. Isso permite que você faça multitarefa em tela dividida e oferece uma experiência de desktop completa ao usar os recursos de convergência do Ubuntu Touch. Mesmo ao usar o Ubuntu Touch, você poderá executar seus aplicativos Android favoritos com o AnBox e, quando o dispositivo estiver no modo de convergência, você poderá usar os aplicativos de desktop com o Libertine.

Smartphone Pro1 X é enviado com Android, Lineage OS ou Ubuntu Touch

Obviamente, a tela do Pro1 X funcionará como um mouse para permitir que você navegue em sua área de trabalho quando estiver no modo de convergência. O que é ainda mais legal é que os desenvolvedores estão trabalhando para oferecer suporte para mais sistemas operacionais, incluindo Debian, Sailfish OS e até Windows Mobile. No entanto, eles estão apenas no papel no momento e não há como dizer quando estarão disponíveis.

Quem quiser conhecer mais o projeto deve acessar este link que leva ao financiamento. Lá será possível acompanhar vídeos, como o postado acima, além de outras imagens de divulgação do aparelho. Outro ponto a se destacar é que o aparelho tem o Lineage OS ou Ubuntu Touch OS pronto para uso.

Smartphone Pro1 X é enviado com Android, Lineage OS ou Ubuntu Touch

Características

O Pro1 X está usando um processador Qualcomm Snapdragon 835, vem com 6 GB ou 8 GB de RAM, bem como armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB, que pode ser expandido para até 2 TB por meio de um cartão MicroSD e uma bateria de 3200 mAh com Suporte de carga rápida.

Em termos de conectividade, o smartphone possui

  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac sem fio;
  • Bluetooth 5.0;
  • NFC com suporte para Google Pay;
  • USB Type-C com suporte para HDMI;
  • bem como GPS/A-GPS.

Entre outros recursos, o Pro1 X vem com:

  • uma câmera frontal de 8 MP;
  • câmera traseira dupla de 12 MP + 5 MP;
  • SIM duplo;
  • alto-falantes estéreo;
  • fone de ouvido de 3,5 mm;
  • botão dedicado de câmera e leitor de impressão digital.

A variante mais barata que você pode encomendar agora custa US$ 599 com armazenamento interno de 256 GB. No entanto, você precisa se apressar, pois restam apenas alguns deles. O envio começará em março de 2021.