A Xiaomi revelou o smartphone Mi Mix Alpha em 2019, mostrando um dispositivo com uma tela que envolvia a parte de trás do aparelho (vista na capa deste post). Esse telefone pode ter sido cancelado, mas uma patente recém-concedida mostrou que a Xiaomi está pensando em um design mais ambicioso. Nova patente da Xiaomi sugere um telefone com câmeras traseiras subexibidas.
De acordo com relatos do ITHome, a Xiaomi recebeu uma patente do órgão nacional de propriedade intelectual da China para um smartphone com câmeras subexibidas na frente e atrás. Um dispositivo diferente dos que já chegaram ao mercado com esse tipo de câmera.
Nova patente Xiaomi com smartphone apresentando câmeras traseiras subexibidas
As imagens postadas pelo outlet (vistas acima e abaixo) realmente mostram um telefone muito parecido com o Mix Alpha, apresentando uma tela que envolve a parte traseira. Há uma faixa vertical descendo pelo centro da tampa traseira, evitando que seja uma tela envolvente de 360 graus. Também podemos ver as localizações das câmeras sob a tela, sendo uma na frente e três na parte de trás do telefone.
Esta não seria a primeira vez que vimos um telefone Xiaomi com uma câmera subexibida, já que o Mix Mix 4 de 2021 trazia esse recurso. No entanto, esta seria a primeira vez que vemos as câmeras traseiras recebendo o tratamento de subexibição também.
Câmeras sob a tela
Câmeras de selfie com exibição insuficiente ainda ficam atrás até mesmo de smartphones econômicos, já que as selfies tiradas com essas câmeras mostram nebulosidade, baixo desempenho com pouca luz e artefatos estranhos. Portanto, esperamos que qualquer telefone comercial com câmeras traseiras subexibidas ofereça uma qualidade de imagem igualmente ruim.
Também nos perguntamos por que a Xiaomi pensou nessa abordagem quando o design da patente tem uma faixa traseira gigante na parte de trás. Certamente a empresa poderia colocar câmeras traseiras neste possível dispositivo? Mesmo recortes perfurados para todas as câmeras proporcionariam melhor qualidade de imagem. Então, novamente, isso é apenas uma patente de qualquer maneira, então o design geral aqui pode não ser representativo de um produto final.
Na verdade, vale a pena notar que as empresas registram patentes para todos os tipos de coisas malucas. Portanto, não há garantia de que veremos um telefone Xiaomi com câmeras traseiras subexibidas no futuro. De qualquer forma, seria interessante que essa tecnologia ganhasse melhores resultados e a empresas trouxesse um smartphone com uma tecnologia mais apurada do que a disponível hoje.