in

Snapdragon 780G da Qualcomm traz recursos do Snapdragon 888

O chipset promete mais recursos principais por menos

snapdragon-780g-da-qualcomm-traz-recursos-do-snapdragon-888
Imagem: Reprodução | The Verge

A Qualcomm anunciou seu mais recente processador da série 7, o Snapdragon 780G, que traz recursos do chipset Snapdragon 888 um dos carro-chefes da empresa deste ano. Assim, com o lançamento do chip 780G, fabricantes e consumidores terão recursos premium em um preço mais acessível.

- Anúncios -
snapdragon-780g-da-qualcomm-traz-recursos-do-snapdragon-888
Imagem: GSMArena

O 780G ocupa o novo slot superior na linha da série 7, substituindo o 765G/768G (o último sendo em grande parte uma versão com frequência aumentada do anterior). Obviamente, há o aumento usual no desempenho.

O Snapdragon 780G da Qualcomm apresenta o CPU Kryo 670 da empresa, que ela diz que oferece um aumento de 40 por cento no desempenho, e um novo GPU Adreno 642 para gráficos até 50 por cento mais rápidos em comparação com o modelo 765. Ou seja, um mega ganho em relação aos seus antecessores.

Mas o 780G também permite algumas novas funcionalidades, como o Spectra 570 triplo ISP (processador de sinal de imagem), que, como o Snapdragon 888, permite que os telefones capturem três imagens simultâneas ou vídeos em simultâneo. Isso sem dúvidas é um recurso premium.

Mais recursos do Snapdragon 88 no 780G

E como o Snapdragon 888, o Snapdragon 780G apresenta o mecanismo de IA de sexta geração da Qualcomm rodando em um novo processador Hexagon 770, que pode realizar 12 trilhões de operações por segundo (TOPS). Ou seja, o dobro de seu antecessor. Mesmo que isso ainda seja pequeno em comparação os 26 TOPS que o Snapdragon 888 oferece. Além disso, ele também apresenta o Hub Sensing de segunda geração que a Qualcomm estreou em seu chipset carro-chefe.

Por último, o 780G melhorou os recursos de conectividade, com um modem Snapdragon X53 5G integrado. Ele promete velocidades de até 3,3 Gbps em redes 5G Sub-6 GHz, por exemplo. E como seu irmão mais caro, o 780G adiciona suporte para Wi-Fi 6E, o que significa que os telefones com o novo chip serão capazes de tirar proveito das velocidades mais rápidas de Wi-Fi, bem como do Bluetooth 5.2.

Dessa forma, os fabricantes não terão de que reclamar quando o assunto é oferecer um smartphone a baixo custo, mesmo com recursos premium embutidos. Ou seja, a Qualcomm quase deu de presente esse novo chipset para incrementar smartphones mais acessíveis. E, realmente esperamos ver ele rodando em telefones de baixo custo. Afinal, com uma crise global de chips eminente, os preços podem subir em breve e, certamente, isso não vai ser tão bem recebido pelos consumidores.

Espera-se que os primeiros telefones com o Snapdragon 780G sejam lançados no segundo trimestre de 2021. Até lá, mesmo que os preços tenham aumentado, talvez ainda teremos smartphones bem competitivos.

Com informações de: The Verge

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

xiaomi-entra-na-fabricacao-de-veiculos-eletricos

Escassez de chips pode aumentar preço dos smartphones da Xiaomi

o-google-esta-testando-o-memory

O Google está testando o Memory