in

Software Librem 5 para smartphone fez mais progressos

No entanto, não há nenhuma novidade sobre o novo telefone da Purism.

Software Librem 5 para smartphone fez mais progressos

A Purism acaba de publicar um resumo mensal de suas atividades relativas ao smartphone Librem 5 este mês. Eles continuam trabalhando em um conjunto de software com o kit do desenvolvedor Librem 5. No entanto, ainda não há qualquer sinal de seu projeto de hardware de produção. Não está gatantido, assim, se eles serão capazes de lançar o aparelho no próximo trimestre como está planejado.

O trabalho está em andamento para solucionar o problema de áudio das chamadas telefônicas. Enquanto o áudio USB funciona bem, com alguns ajustes, o áudio PCM que sai do kit de desenvolvimento é ruidoso e distorcido, devido ao bit no fluxo PCM – do i.MX8 para o modem – estar incorreto. Ajustar com força o MSB em um fluxo PCM gravado produz áudio claro. Enquanto isso, começamos a trabalhar em um daemon, Wys, que carrega e descarrega os módulos de loopback do PulseAudio de acordo com o estado das chamadas de voz do ModemManager. Todo esse esforço nos aproxima de ter chamadas telefônicas funcionando corretamente. A investigação básica e o teste de outro modem também foram feitos, a fim de avaliar seu potencial em relação ao modem PLS8 da Gemalto, disse a gestora do projeto, Heather Ellsworth.

Entre os progressos realizados no smartphone Librem 5 Linux em maio, estavam:

 

  • Trabalho contínuo para descobrir por que o áudio PCM que sai do kit do desenvolvedor é ruidoso e distorcido;
  • Vários trabalhos sobre o suporte de mensagens;
  • Continuação do trabalho de integração livre com o GNOME Web (Epiphany) para torná-lo adequado à sua experiência de visualização na web de formato reduzido;
  • Melhorias para Geary como seu aplicativo de e-mail;
  • Trabalhando para obter um kernel baseado em Linux 5.2 trabalhando em seu kit de desenvolvedor para substituir seu kernel Linux 4.18;
  • Trabalhar na mudança de Rootston para “Phoc” como seu novo compositor de Wayland;
  • Outro trabalho de criação do kernel, incluindo os gráficos Etnaviv.

Ainda há uma longa jornada pela frente até que o software esteja pronto para o smartphone Librem 5. Portanto, ainda não é possível ter qualquer tipo de visualização de desenvolvedor/usuário. A esperança é que em junho nós finalmente vejamos o design de hardware de produção para este aparelho ansiosamente aguardado e que muitas vezes teve seu lançamento adiado.

Lembrando que este smartphone Linux é voltado para a privacidade e algumas garantias ao usuário final. A expectativa é que ele seja lançado no terceiro trimestre, já bem fora de sua meta original de envio em janeiro.

Blog de Purism.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

ask-fedora-perde-26-500-perguntas-e-respostas

Ask Fedora perde 26 500 perguntas e respostas!

Intel fala sobre o Icelake na Computex 2019

Intel fala sobre o Icelake na Computex 2019