in

Solus anuncia novo ambiente de desktop Budgie 10.5.2 Linux

Inclui suporte para três novos idiomas: Afrikaans, Albanês e Hindi.

Solus anuncia novo ambiente de desktop Budgie 10.5.2 Linux

Budgie é um desktop moderno e rico em recursos desenvolvido pelo Projeto Solus, que também faz parte da nossa lista de melhores ambientes de desktop Linux. Agora, após mais de um ano em desenvolvimento, o projeto Solus lançou uma nova versão de seu principal ambiente de desktop, o Budgie 10.5.2. A última iteração do desktop Budgie inclui vários novos recursos e correções de bugs.

- Anúncios -

Solus anuncia novo ambiente de desktop Budgie 10.5.2 Linux: o que há de novo?

Começando com a atualização mais importante, esta é a primeira versão do desktop Budgie que apresenta uma nova implementação de ícone de desktop.

O gerenciador de arquivos Nautilus já removeu o suporte a ícones da área de trabalho há muito tempo. Porém, o Budgie usou sua versão antiga para oferecer suporte à funcionalidade. Por isso, a equipe de desenvolvimento da distribuição Solus criou um projeto novo e separado para facilitar o suporte a ícones da área de trabalho de forma independente.

Solus anuncia novo ambiente de desktop Budgie 10.5.2 Linux

O projeto denominado Budgie Desktop View agora é o aplicativo / implementação oficial de ícones de desktop do Budgie. Ele fornece várias funcionalidades, como opções para habilitar e acessar pastas “especiais” como Home ou Lixeira e opções para abrir um arquivo usando o aplicativo padrão ou através do Terminal.

Passando para os componentes da área de trabalho, a v10.5.2 agora tem uma versão reescrita (do zero) da bandeja do sistema para resolver vários problemas e oferecer suporte aos ícones usando o protocolo XEmbed.

Budgie 10.5.2 - Bandeja do sistema

Além disso, a bandeja do sistema contém uma nova opção de configuração que permite gerenciar a configuração de espaço entre ícones ou miniaplicativos individuais e ícones da bandeja.

Outra opção de configuração que Budgie 10.5.2 adicionou é para escolher a posição do painel Raven. Em vez de limitar-se à posição do painel principal, agora você tem controle total para decidir em qual lado da tela (automático, esquerdo, direito) o Raven deve ficar.

Raven (à esquerda)
Como as duas iterações deste ano do ambiente de área de trabalho GNOME (3.36 e 3.38) chegaram, a versão de desktop Budgie 10.5.2 suporta o conjunto GNOME, incluindo libmutter-6 e libmutter-7.

Entre outras mudanças, aqui está o que a versão 10.5.2 do Budgie inclui:

  • Miniaplicativo de som redesenhado com um botão dedicado para ativar o mudo
  • Suporte para três novos idiomas: Afrikaans, Albanês e Hindi
  • Opção para desativar as transições de fundo e a troca de espaço de trabalho
  • Suporte para transparência em imagens de fundo
  • Um botão dedicado para remover um painel
  • Refinamentos de comportamento para o miniaplicativo Icon Tasklist

Finalmente, se você estiver usando o sistema operacional Solus, o Budgie 10.5.2 já foi enviado para o repositório estável. Para instalação em outras distros Linux, os tarballs oficiais estão disponíveis para download aqui.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

como-instalar-o-zenkit-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian-manjaro-arch-linux-kde-neon-opensuse-centos-e-red-hat-enterprise-linux

Como instalar o Zenkit no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian, Manjaro, Arch Linux, KDE Neon, openSUSE, CentOS e Red Hat Enterprise Linux!

como-instalar-o-stellarium-git-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian-manjaro-arch-linux-kde-neon-opensuse-centos-e-red-hat-enterprise-linux

Como instalar o Stellarium-git no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian, Manjaro, Arch Linux, KDE Neon, openSUSE, CentOS e Red Hat Enterprise Linux!