SpaceX lança mais 60 satélites da rede de internet Starlink

A SpaceX enviou outro lote de satélites da rede de internet Starlink para a órbita ontem, mas o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9 não conseguiu pousar na balsa no meio do oceano.

A empresa espacial de Elon Musk alcançou seu objetivo principal de enviar mais 60 satélites para o seu serviço global de banda larga no espaço, elevando o número total de satélites Starlink em órbita baixa da Terra para quase 300.

Um objetivo secundário da quinta missão Starlink, como na maioria dos lançamentos da SpaceX, era recuperar o primeiro estágio do Falcon 9 aterrissando-o em uma balsa estacionada no Oceano Atlântico. Mas desta vez o foguete errou o alvo por pouco. Na transmissão ao vivo da aeronave vimos fumaça ou vapor do lado direito da imagem da câmera quando o Falcon 9 fez seu “pouso suave nas águas”.

Talvez tenha acontecido o mesmo que o mostrado no vídeo abaixo:

A SpaceX informou durante a transmissão que o foguete parece estar intacto e flutuando no oceano. Porém, ainda não está claro se ele pode ser recuperado. O booster teve uma boa vida útil, já tendo lançado três missões anteriores da SpaceX em 2019 antes da missão Starlink de ontem. Se tivesse aterrissado com sucesso, teria sido o 50º pouso de sucesso da empresa. Portanto, vamos ter que esperar até o próximo lançamento planejado do Falcon 9 em 2 de março para ver esse marco.

Uma visão dos primeiros 60 satélites Starlink da SpaceX em órbita, ainda em configuração empilhada, com a Terra como pano de fundo azul brilhante em 23 de maio de 2019. Imagem: SpaceX.

Novos satélites de internet em órbita

Quanto aos satélites Starlink, eles foram implantados com sucesso logo após o pouso errado do primeiro estágio. Eles ficarão visíveis do solo nos próximos dias, mas depois começarão a subir à altitude operacional. Se você quiser ver os brilhantes e controversos “trens” Starlink percorrendo seu caminho, confira esta cartilha sobre como localizá-los.

O próximo lançamento de satélites de internet da rede Starlink pela SpaceX está marcado para março, após a missão do Falcon 9 de 2 de março para reabastecer a Estação Espacial Internacional.

Fonte: CNET

Leia também:

Como a SpaceX usa o Linux para controlar seus foguetes e espaçonaves

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile