O Debian 10 Buster estreou há alguns dias. E agora, as primeiras distribuições baseadas no sistema começam a surgir. Na verdade, a primeira distro a ter como base o novo Debian é o SparkyLinux 5.8. O sistema operacional SparkyLinux 5.8 “Nibiru” foi lançado e é o primeiro com a nova linha estável baseada na série de sistemas operacionais “Buster” do Debian GNU/Linux 10. Portanto, o SparkyLinux 5.8 é o primeiro lançamento baseado no Debian 10 “Buster”.
O SparkyLinux 5.8 continua a série SparkyLinux 5.x “Nibiru”. Esta é uma versão de lançamento deste sistema operacional baseado no Debian que permite aos usuários instalarem uma vez e receber atualizações para sempre. No entanto, o SparkyLinux 5.8 sendo baseado no Debian GNU/Linux 10 “Buster” também é recomendado para novas instalações.
Características do SparkyLinux 5.8, o primeiro lançamento baseado no Debian 10 “Buster”
A distro é movida pelo kernel Linux 4.19.37-5 em 32 bits (i686) e 64 bits (amd64), assim como o kernel Linux 4.19.57-v7 + no ARMhf. Além disso, o release SparkyLinux 5.8 “Nibiru” é sincronizado com o Debian Repositórios de software estáveis do GNU/Linux 10 “Buster” a partir de 14 de julho de 2019. Ele vem com as versões Xfce, LXQt, Openbox e CLI.
O que há de novo no SparkyLinux 5.8
Os destaques do lançamento do SparkyLinux 5.8 incluem:
- o mais recente instalador gráfico do Calamares 3.2.11;
- sparky-tube instalado como padrão;
- NetworkManager na imagem CLI ARMhf;
- obconf-qt na edição LXQt;
- e o nm-tray substituindo network-manager-gnome no Edição LXQt.
O apt-daily.service foi desativado nesta versão, que também remove alguns repositórios antigos de terceiros. É claro, o SparkyLinux 5.8 também contém vários outros componentes atualizados do Debian GNU/Linux 10 “Buster”, assim como outras pequenas correções e melhorias.
O SparkyLinux 5.8 está disponível para download como edições LXQt, Xfce, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo texto).
No entanto, quem já é usuário do SparkyLinux 5.x não precisa reinstalar. Porém, precisam ter certeza de que suas instalações usam repositórios ‘buster’ ou ‘stable’ do Debian, não os repositórios ‘testing’. Então, para atualizar, basta executar os seguintes comandos em um emulador de terminal.
sudo apt update
sudo apt install sparky5-apt
sudo apt update
sudo apt full-upgrade
Novas imagens iso estáveis ??podem ser baixadas da página de download.