Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

19/08/2021 às 12:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

SparkyLinux 6.0 “Po Tolo” lançado com base no Debian Linux 11 “Bullseye”

SparkyLinux 6.0 “Po Tolo” lançado com base no Debian Linux 11 “Bullseye”

Começam a surgir as versões derivadas do novo Debian 11 Bullseye. Os desenvolvedores acabam de anunciar a chegada do SparkyLinux 6.0 “Po Tolo” que foi lançado com base no Debian Linux 11 “Bullseye”. Assim, o desenvolvedor da distribuição SparkyLinux baseada em Debian anunciou hoje a disponibilidade do SparkyLinux 6.0, uma grande atualização estável derivada da série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.Chamado de “Po Tolo”, o SparkyLinux 6.0 é totalmente compatível com os repositórios de software do recém-lançado sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” e inclui pacotes atualizados que foram lançados em 16 de agosto de 2021, junto com o série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo.

No entanto, esta não é a única novidade da versão SparkyLinux 6.0, que também apresenta um instalador gráfico Calamares atualizado e aprimorado, suporte nativo para sistemas de arquivos exFAT com o uso do utilitário exfatprogs para gerenciar partições formatadas em exFAT e impressão sem driver estendida para USB dispositivos compatíveis com o novo pacote ipp-usb, que também está incluído no Debian Bullseye.

SparkyLinux 6.0 “Po Tolo” lançado com base no Debian Linux 11 “Bullseye”

Outro recurso importante da versão SparkyLinux 6.0 é a substituição do utilitário Sparky APTus pelo Sparky APTus AppCenter, que ajuda os usuários a instalar, reinstalar, atualizar e remover mais de 2300 pacotes e kernels, incluindo mais de 20 ambientes de desktop pré-configurados. Todas as ferramentas do antigo utilitário APTus também estão disponíveis, junto com muitas outras melhorias.

Além disso, o SparkyLinux 6.0 vem com o aplicativo RiseupVPN pré-instalado para quem deseja uma camada extra de segurança e anonimato ao navegar na Internet. Por outro lado, esta versão substitui o aplicativo Sparky Welcome pelo novo aplicativo Sparky FirstRun para ajudar os recém-chegados a configurar melhor o sistema.

Além disso, você encontrará 12 novos e belos papéis de parede da natureza, PCManFM como gerenciador de arquivos padrão e Mozilla Firefox ESR como navegador da web padrão para a edição MinimalGUI (Openbox) e um novo tamanho de fonte para desktop (11).

SparkyLinux 6.0 está disponível em várias edições com os ambientes de desktop Xfce 4.16, LXQt 0.16 e KDE Plasma 5.20, bem como MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (somente modo de texto) para sistemas de 64 bits e 32 bits. Você pode baixá-lo agora mesmo do site oficial.

Os usuários atuais do SparkyLinux 5 não precisam baixar os novos ISOs para atualizar suas instalações para a versão 6.0, mas apenas executar os seguintes comandos em um terminal:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade{/simterm]

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.