Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/07/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Steam Audio SDK 4.0 lançado com grandes melhorias

Steam Audio SDK 4.0 lançado com grandes melhorias

A Valve acaba de lançar o Steam Audio SDK 4.0 como uma grande atualização de recurso para este SDK de áudio de plataforma cruzada que pode funcionar com Unity, Unreal Engine e outros motores de jogos. A promessa da Valve é que o novo Steam Audio SDK 4.0 foi lançado com grandes melhorias.

Steam Audio continua focado em fornecer som envolvente para jogos com ênfase particular em VR para esta API de som 3D. Com o Steam Audio SDK 4.0, há suporte para pathing para que o Steam Audio possa simular e preparar caminhos de propagação de fontes móveis para ouvintes em movimento, como para modelar como o som viaja por corredores e outros ambientes. O Steam Audio também adiciona suporte de reverberação híbrida para manipulação realista de grandes espaços de reverberação e outros ambientes.

Steam Audio SDK 4.0 lançado com grandes melhorias

Steam Audio SDK 4.0 lançado com grandes melhorias

O Steam Audio SDK 4.0 também tem mudanças significativas em sua API que quebra a compatibilidade com versões anteriores. A nova API Steam Audio separa melhor simulação e renderização e faz outras mudanças no processo. O código também foi atualizado em relação a uma versão mais recente do TrueAudio Next, várias correções de bugs e melhorias de plug-in para os vários motores de jogo suportados.

Principais novos recursos

  • Pathing: o Steam Audio pode simular e preparar caminhos de propagação de fontes móveis para ouvintes em movimento. Isso permite modelar como o som viaja ao longo de corredores, através de portas, etc., e aplicando os filtros e espacialização apropriados.
  • Reverberação híbrida: o Steam Audio pode renderizar reflexos e reverberação usando uma técnica chamada reverberação híbrida. Este é um híbrido de reverberação de convolução e reverberação paramétrica (artificial), que envolve renderizar as primeiras reflexões usando convolução e a cauda de reverberação tardia usando reverberação paramétrica. Isso permite a renderização realista de grandes espaços reverberantes, bem como reflexões precoces detalhadas, com uso reduzido da CPU em comparação com o reverberação de convolução pura. A reverberação híbrida também permite que o comprimento da cauda da reverberação tenha controle dos designers para substituir os resultados da simulação.

A Steam Audio API recebeu atualização. Uma das principais mudanças é uma separação mais clara entre simulação e renderização, o que oferece mais oportunidades para designers (ou código de jogo customizado) de intervir e ajustar os resultados gerados pelo Steam Audio. Ele também permite que os resultados da simulação ocorram fora da renderização espacial de áudio.

A documentação da API recebeu atualização.

Melhorias

  • Objetos InstancedMesh (geometria dinâmica) agora têm suporte usando o rastreador de raio Phonon. Em particular, isso permite que a geometria dinâmica no Android.
  • Simulação de caminho direto (ou seja, oclusão, transmissão, etc.), simulação de reflexão e simulação de caminho podem ocorrer simultaneamente.
  • Passou a usar FlatBuffers para serialização.
  • Os materiais agora se armazenam em objetos StaticMesh em vez de objetos Scene. Isso permite que malhas estáticas sejam facilmente adicionadas e removidas de uma cena.
  • OpenCL agora pode ser inicializado usando filas de comando existentes, em vez de filas de comando recém-criadas em um contexto recém-criado.
  • Embree e Radeon Rays agora estão estaticamente vinculados ao Steam Audio.
  • TrueAudio atualizado próximo a v1.3.1.1.

Mais detalhes sobre o lançamento do Steam Audio SDK 4.0 para desenvolvedores de jogos por meio do GitHub do projeto.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.