in

Steam Beta para Linux completa 8 anos

Na época, mais de 60 mil pessoas se inscreveram para testes.

O Steam já está disponível no Linux, pelo menos em Beta, há oito anos. De lá para cá, já percorreu um longo caminho. Naquela fase, mesmo em seu começo, mais de 60.000 pessoas se inscreverem originalmente para o teste. Assim, a Valve rapidamente se expandiu para um lançamento totalmente público em dezembro de 2012. Em seguida, houve o lançamento estável e funcional em fevereiro de 2013.

Durante esse tempo, houve muitas ideias. Elas surgiram e sumiram, incluindo Steam Machines e SteamOS. Entretanto, a Valve continua com o Linux firme e forte. Eles estão trabalhando com várias empresas e desenvolvedores individuais em vários projetos.

Aqui está apenas uma pequena parte do que eles têm feito:

  • Trabalho para melhorar os drivers gráficos do Mesa que neste ano tinham o ACO (AMD shader compiler) conectado para uma jogabilidade mais suave. Além disso, eles contrataram desenvolvedores para trabalhar em outras partes dos drivers gráficos do Mesa;
  • Eles continuam envolvidos com a evolução da API gráfica Vulkan, com alguns de seus contratados ajudando a criar novas extensões.
  • Existe a poderosa camada de compatibilidade do Proton para Steam Play, na qual eles trabalham com a CodeWeavers e outros desenvolvedores individuais, e também com DXVK e vkd3d-proton;
  • O sistema de pré-cache do shader deve produzir um jogo mais suave a partir do momento em que você clicar em reproduzir;
  • Também agora está disponível o sistema Steam Linux Runtime Container ‘Pressure Vessel’, desenvolvido com a ajuda da Collabora, permitindo que os jogos rodem em um ambiente fechado que pode garantir que os jogos mais antigos continuem funcionando por muito tempo no futuro e oferece aos desenvolvedores um ambiente estável para testar também;
  • O desenvolvedor da Valve, Pierre-Loup Griffais, também está trabalhando no Gamescope, que eles mostraram no XDC 2020 e que também parece muito promissor.

Steam Beta para Linux completa 8 anos

Steam Beta para Linux completa 8 anos

Provavelmente há muito mais, pois alguns recursos são exclusivos do Linux. A Valve parece estar sempre ativa e continua a impulsionar os jogos Linux em várias direções.

Em relação aos jogos, o Steam agora parece estar listando mais de 7.000 que têm suporte para Linux. O número só cresce ao longo dos últimos meses. Da mesma forma, deve-se levar em consideração a camada de compatibilidade do Steam Play Proton.

O próprio Steam passou por uma pequena evolução nos últimos 1-2 anos com a enorme atualização da Biblioteca Steam e Remote Play Together. Por outro lado, temos os recursos Curator News, Chat Filtering, a capacidade dos desenvolvedores permitirem que os usuários do Steam solicitem acesso a versões Beta com Steam Playtest e outras coisas menores vindas do Steam Labs, como a filtragem da lista de lojas.