Para os fãs de jogos que usam Linux, uma boa notícia: está cada vez mais próxima a chegada do Steam Deck. A estreia do dispositivo da Valve deveria ter sido no final do ano passado. No entanto, isso ficou para o começo deste ano. Então, agora a Valve acaba de confirmar esta privisão ao declarar que o SteamDeck deve chegar até o final do mês de fevereiro.
Por meio de uma nova postagem oficial, a Valve disse que os testes para o programa Steam Deck Verified estão em andamento. Isso já era conhecido desde que o Portal 2 foi verificado oficialmente. Também é atualmente ainda o único.
Antes de mais nada, tudo está encaminhado para enviarmos o Steam Deck dentro do prazo. Apesar da pandemia mundial e dos problemas de abastecimento e de transporte, tudo indica que poderemos iniciar as remessas dos aparelhos até o final de fevereiro. Você pode ver a estimativa de disponibilidade da sua reserva aqui, caso tenha se esquecido.
Enquanto isso, não só estamos trabalhando no programa “Steam Deck Verified”, como já começamos os testes. Em breve, no Steam, você poderá ver cada vez mais jogos Aprovados no Deck. O teste é dividido em quatro categorias: “Entrada”, “Sem burocracias”, “Apresentação” e “Sistema”. Saiba mais sobre o programa aqui.
Também é importante que os desenvolvedores tenham como testar os seus jogos para garantir a aprovação, por isso temos enviado vários kits de desenvolvimento. Acabamos de aprovar outra rodada de kits, e outras centenas foram enviadas no último mês (mas continuaremos aprovando e enviando mais unidades). Desenvolvedores, agradecemos a sua compreensão!
Steam Deck deve chegar no final de fevereiro
É claro que testar diretamente para os desenvolvedores é importante. Esta é a razão para a Valve enviar regularmente kits para eles. Uma nova leva de dispositivos foi aprovada. Assim, “centenas” de aparelhos serão enviados nos próximos dias. Outros serão enviados em breve, antes da estreia oficial. Então, os consumidores comuns deve também ter um acesso a esses aparelhos em pouco tempo.
A Valve também incluiu a imagem abaixo em que mostra o KDE Plasma rodando no Steam Deck:
Valve e os desenvolvedores ainda precisam fazer muita coisa daqui para frente, até que o novo dispositivo esteja no ponto certo para ser comercializado e usado. As questões a serem enfrentadas dizem respeito não somente à compatibilidade com versões nativas do Linux ou Windows no Proton. Eles também precisam resolver problemas com o tamanho da tela para clareza de texto e suporte ao gamepad. Portanto, devemos ver estas correções em breve.
Via GamingonLinux