A Valve lançou uma atualização para Proton Experimental para Linux e Steam Deck, adicionando suporte para Tekken 8, The Finals e Black Desert. Também existem correções de bugs para Diablo 4, Resident Evil 2 e muito mais.
Proton é a camada de compatibilidade da Valve para rodar jogos do Windows no Linux e no Steam Deck. Além da versão estável do Proton, atualmente versão 8.0-5, existe o Proton Experimental, uma versão de pré-lançamento com atualizações mais rápidas, mas potencialmente menos estabilidade. Em 7 de fevereiro deste ano, a Valve lançou uma nova versão do Proton Experimental com suporte estendido ao jogo e correções de bugs.
Suporte para The Finals, Tekken 8, Black Desert (Online) e muito mais
O sucesso multijogador online The Finals e o jogo de luta Tekken 8, que anteriormente só rodava no Proton Hotfix, uma versão provisória do Proton usada para suportar novos jogos mais rapidamente, agora também são suportados no Proton Experimental. Além disso, o MMORPG sandbox Black Desert (Online), Lord of the Rings: Gollum e Burnout Paradise Remastered, entre outros, agora podem ser jogados com a versão experimental da camada de compatibilidade do Windows da Valve.
A Valve também corrigiu problemas de conexão e exibição em Diablo 4, Resident Evil 2 e Space Engineers na atualização Proton Experimental de 7 de fevereiro. Disgaea 5 também não trava mais sob certas condições durante o vídeo de introdução.
Steam Deck e Linux: Proton Experimental adiciona suporte para Tekken 8 e The Finals
A atualização mais recente também oferece suporte aprimorado para dispositivos de entrada com mais de 8 eixos de movimento do controlador. Proton Experimental, lançado em 7 de fevereiro de 2024, também corrige uma série de pequenos problemas em jogos, incluindo Bayonetta, Microsoft Flight Simulator, Biomutant, Metal Gear Solid 3: Snake Eater: Master Collection e Sea of Thieves.
O changelog completo da versão atual do Proton Experimental pode ser encontrado na página GitHub da Valve. A versão padrão do Proton pode ser selecionada no Steam no Linux e no Steam Deck na seção “Compatibilidade” das preferências do Steam.