Ao que tudo indica, teremos novidades importantes em relação a jogos nos chromebooks. Além de máquinas mais poderosas, as próprias plataformas de jogos parecem estar se adaptando. É o caso, por exemplo, do Steam em um Chromebook que pode estrear em breve com um modelo AMD dGPU chegando.
Já sabemos há algum tempo que o Google está planejando colocar o Steam nos Chromebooks de maneira adequada. No entanto, a maioria dos modelos existentes não teria a energia necessária. No novo relatório, parece que o Google está trabalhando em um novo Chromebook equipado com Intel e AMD com uma unidade de placa gráfica discreta AMD Vega 12 (dGPU). Isso definitivamente mudaria as coisas e se chegar a tempo para os planos mais amplos do Google para o Steam, significa que haveria outro dispositivo baseado em Linux de uma grande empresa capaz de jogos Linux (sejam jogos Linux nativos ou com Steam Play Proton).
Steam em um Chromebook pode estrear em breve com um modelo AMD dGPU chegando
Você pode executar o Steam em alguns dispositivos Chrome OS existentes agora, mas a experiência não é a melhor e tê-lo feito oficialmente pelo Google garantiria uma boa compatibilidade.
Isso não significa que a Valve seja uma parceira nisso. Principalmente porque já sabemos que a Valve tem seu próprio plano dedicado com o portátil Steampal baseado em Linux.
Os Chromebooks executam o Chrome OS, que é Linux da marca Google. A versão do Steam que eles obterão é a versão do Linux, então eles irão somar diretamente ao número de usuários do Linux já no Steam. Parte disso é porque o Borealis do Google usa uma forma de Máquina Virtual que a última vez que vimos era movida pelo Ubuntu. Não subestime o que isso pode fazer.
Driver gráfico moderno da AMD no Linux 5.14 excede 3,3 milhões de linhas de código
Faz apenas quatro anos que o driver do kernel AMDGPU tinha quase um milhão de linhas de código e no início deste ano começou a se aproximar dos três milhões de linhas. Agora, com o Linux 5.14-rc1 lançado esta semana, tem mais de 3,3 milhões de linhas para este driver gráfico do kernel.
AMDGPU continua a ser de longe o maior driver dentro do kernel Linux principal. Esses 3,3 milhões de linhas são compostos por 2,86 milhões de linhas de “código”, 332 mil linhas de comentários e cerca de 127 mil linhas em branco em 1.715 arquivos.
Enquanto isso, há também o driver DRM “Radeon” dentro do kernel para os processadores gráficos mais antigos. Esse driver Radeon DRM equivale a pouco menos de 200 mil linhas de código no total.
Como outra métrica de comparação, o driver gráfico do kernel DRM atual da Intel (i915) vem com cerca de 313 mil linhas de código.
O tamanho total da árvore de origem do Linux 5.14-rc1 chega a aproximadamente 29,7 milhões de linhas por meio de cerca de 22 milhões de linhas de código detectado, outras 3,7 milhões de linhas de comentários e 3,9 milhões de linhas em branco. Ou, em outras palavras, mais de 10% da árvore de origem do kernel do Linux está dentro do código gráfico/de exibição do AMD Direct Rendering Manager.