in

Steam para Linux Beta adiciona suporte a contêineres

O cliente Steam para Linux agora suporta o uso de namespaces.

Proton 5.0-9 lançado para correção de bug

O desenvolvedor de jogos de longa data do Linux, Timothee Besset, anunciou o suporte introduzido pela Valve nesta semana em seu mais recente cliente beta do Steam Linux. Ele destacou o suporte a namespaces e containers do Linux. Essa funcionalidade experimental pode, no final, fornecer um melhor suporte à compatibilidade de 32 bits. Não se pode esquecer que cada vez mais distribuições Linux se concentram apenas nos pacotes x86_64. Portanto, o Steam para Linux Beta adiciona suporte a contêineres.

A mudança permite a redução de alguns dos conflitos de fragmentação e biblioteca entre algumas distribuições Linux e o Steam, além de outras dores de cabeça que atualmente afetam o espaço do Steam Linux.

Steam para Linux Beta adiciona suporte a contêineres (namespaces) e recipientes experimentais

Steam para Linux Beta adiciona suporte a contêineres

Atualmente, o recurso experimental é opcional da versão beta mais recente e funciona com jogos nativos do Linux. Além de permitir melhor suporte para distribuições Linux mais recentes (focadas em x86_64), melhor compatibilidade entre distribuições e outros benefícios de distribuição, também há o aspecto de segurança para isolar melhor os jogos Linux em execução do sistema host.

É um conceito interessante e, a longo prazo, deve ser ótimo para melhorar o ecossistema de jogos Linux. No momento, existem alguns bugs iniciais conhecidos, bem como alguns jogos não trabalhando atualmente com esta abordagem de conteinerização. Além disso, a versão Flatpak do Steam atualmente não funciona com os contêineres e algumas configurações de driver podem ter problemas.

Esse recurso está disponível na versão beta mais recente do cliente Steam. Ele pode ser usado para todos os títulos Linux nativos da sua biblioteca Steam. Para executar um título em um contêiner, abra a caixa de diálogo de propriedades do jogo, vá para a guia geral e selecione ‘Steam Linux Runtime’ no menu suspenso ‘Forçar o uso de uma ferramenta de compatibilidade específica do Steam Play’, informa o anúncio.

Então, mais detalhes sobre a execução de jogos Linux em contêineres com o Steam através deste Anúncio da Comunidade Steam feito recentemente.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.