in

Steam Play/Proton divulga números de dezembro

Steam Play/Proton divulga números de dezembro

O mercado de jogos não para de crescer entre usuários Linux. Mesmo estando distantes do grande sucesso no Windows, os resultados são promissores. E tudo começou a melhorar após o lançamento do do Steam Play/Proton, que facilita a utilização de jogos no Linux. Confira neste post que a Steam Play/Proton divulga números de dezembro.

Agora, o chamado ProtonDB divulga dados relativos a sua utilização. Os dados são de dezembro de 2018. Tanto o número de colaboradores únicos, 1485 indivíduos, quanto de relatórios, 3541 apresentaram queda em relação a novembro do ano passado. Além disso, são coletados dados sobre distribuições, CPU, GPU, quantidade de RAM e número de relatórios por jogo.

Em relação às distribuições mais utilizadas pelos jogadores, a liderança disparada é do Ubuntu. Da mesma forma, um número decepcionante: o SteamOS não chega ao top 15. Manjaro, Mint, Arch e Fedora completam o top 5. Veja a tabela abaixo:

Do mesmo modo, não há muita mudança  em relação à CPU usada CPU: 2/3 para Intel, 1/3 para AMD.
Os números de RAM não mudaram muito de um mês para o outro. Grandes quantidades de RAM são comuns entre os usuários do ProtonDB.
Assim, ao contrário de outros dados, em relação a GPU há empate. Os relatórios mostram ligeira vantagem da NVidia em comparação com os da AMD. Porém, está na margem de erro (diferença de 1% ou mais).
NVidia GPUS
Há mais relatórios de usuários GTX970 do que em novembro. Isso não altera as comparações relativas, sendo a GTX1060 a placa mais popular aparentemente entre os usuários da Nvidia neste relatório.
A principal mudança desta vez é mais relatórios de usuários GTX1050 Ti, e menos de GTX 1080. Portanto, houve troca de posições no ranking. Surpreendentemente não há muitos relatórios para a próxima geração de placas NVidia (2070 e acima) ainda.

Em relação a AMD, as porcentagens de usuários do RX580 aumentaram em 5 pontos. Ou um monte de usuários da AMD mudou seus cartões recentemente, ou o pessoal que tem um RX580 foi mais ativo do que o restante em dezembro para testar coisas sob o Proton.

É preciso esperar alguns relatórios RX590 que chegarão dentro de 3 meses, já que foi lançada somente em dezembro. Esta é a principal rival da GTX1060 NVidia.

Sim, mas ainda falta um dos itens mais importantes. Quais foram os os jogos mais usados em dezembro?

Conforme a imagem acima, Elite Dangerous está agora no top 20, provavelmente porque agora pode correr muito bem sob o Proton! Da mesma forma, há muitos relatos para o Age of Empires II.

Os relatórios de novembro podem ser acessados neste link:

ProtonDB de Novembro

onte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Conheça 7 alternativas ao Android

Conheça 7 alternativas ao Android

Ferramenta GHIDRA da NSA será de código aberto

Ferramenta GHIDRA da NSA será de código aberto