Novo recurso

LibreOffice: Novo recurso P2P (peer-to-peer) está sendo desenvolvido

Libreoffice lança novo recurso peer-to-peer

A Comunidade LibreOffice Brasil divulgou em seu blog um novo recurso que está sendo desenhado para o LibreOffice, a colaboração ponto a ponto (peer-to-peer). O recurso já vinha sendo pensado há algum tempo.

De acordo com a publicação no blog do LibreOffice Brasil, o responsável pela ideia é o Simon Phipps, membro do Conselho de Administração da The Document Foundation. Phipps compartilhou o interesse em introduzir a colaboração P2P no LibreOffice desde que não haja necessidade de um provedor de nuvem.

Este novo recurso de colaboração do LibreOffice é uma grande novidade, especialmente para equipes. Dito isso, saiba que em breve você poderá compartilhar um documento com um colega de trabalho e este pode ser editado por ele e totalmente auditável. Assim, você poderá saber as alterações que foram feitas e por quem.

Exemplo de uso do peer-to-peer do LibreOffice

Veja uma simulação compartilhada no blog para um melhor entendimento:

  • Eva precisa inserir alguns números em uma planilha, mas não tem todas as fontes de dados. Ela convida Benjamin a adicionar suas informações enquanto edita seu próprio conteúdo.
  • John quer realizar uma reunião de negócios. Ele convida os colegas de trabalho para a edição de um documento com texto, números e gráficos. Depois de finalizar o conteúdo em conjunto, ele e todos os colegas participantes assinam digitalmente, para que o documento não precise mais circular pela empresa.
  • Kryztina precisa preencher um formulário com muito texto burocrático e como pessoa estrangeira, tem dificuldade para entender todos os detalhes. Ela convida Christian para ajudá-la no preenchimento.
  • Maurizio trabalha em um documento com conteúdo confidencial. Ele precisa de ajuda para realizar uma tarefa, mas não tem permissão para compartilhar o documento publicamente. Então, ele convida Olivier para ajudá-lo.

Peer-to-peer do LibreOffice com usabilidade

Como sinalizador de usabilidade após a aplicabilidade. Note que algumas questões foram simplificadas e seguem alguns padrões do que já fazemos na atualidade com documentos e aplicativos, observe as questões a seguir:

  • Fácil de usar: o convite a uma pessoa é feito como nos programas de bate-papo.
  • Seguro: a privacidade é sempre garantida.
  • Rápido: a interação nunca parece fora de posição; não há necessidade de tratamento adicional de conflitos, pois você sempre vê o estado atual do documento
  • Confiável: todos têm uma cópia completa do documento no seu computador (e a recuperam quando se (re)conectam); embora talvez seja necessário em algumas situações proteger a propriedade e impedir o armazenamento do documento no computador de outros participantes.

Peer-to-peer ganhando forma no LibreOffice

Agora, veja também uma maquete de como será o recurso P2P do LibreOffice em ação, note que o recurso pode passar por algumas alterações para melhorar o desempenho visando a assimilação rápida do funcionamento.

Imagem reprodução: LibreOffice
  1. O LibreOffice oferece funções de revisão elaboradas chamadas de Registrar alterações. Hoje funciona muito bem ao enviar o documento para colegas de trabalho e pode se tornar a base para mostrar a edição síncrona.
  2. Os autores são identificados por cores e nomes, que estão listados na barra lateral. O botão Adicionar abre a caixa de diálogo (3)…
  3.  …que pode fornecer uma um catálogo de endereços para escolher os canais de comunicação usados para convidar pessoas.

Questões e respostas levantadas para o P2P do LibreOffice

  • E quanto a configurações especiais, como macros desativadas em um computador? Provavelmente há alguns casos que não podem ser resolvidos, como macros, mas também imagens vinculadas no sistema de arquivos local ou conteúdo em um banco de dados. Não deve ser um grande obstáculo, pois até mesmo os usuários comuns podem entender a base técnica até certo ponto.
  • Incluir comunicação de áudio/vídeo? A colaboração quase sempre requer comunicação. Um bate-papo embutido pode ser uma solução simples, mas também confiar em ferramentas externas. É claro que os desenvolvedores também devem considerar a possibilidade de adicionar esse serviço.
  • Padronizar o protocolo para que a colaboração possa ser feita com qualquer aplicativo de escritório? Os aplicativos baseados na LibreOffice Technology, como o Collabora Online, devem funcionar imediatamente. Mas a verdadeira liberdade de escolha com o código aberto seria não ter limitações no software usado.
  • Quais dados devem ser enviados? Essa pergunta está relacionada à anterior e podemos usar os comandos internos ou enviar uma comparação dos documentos a cada dois milissegundos.

Fonte: LibreOffice Brasil

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.