in

Sundar Pichai, CEO do Google, agora também é CEO da Alphabet

A empresa-mãe do Google tem um novo CEO.

Sundar Pichai, CEO do Google, agora também é CEO da Alphabet
Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet. Crédito: Khari Johnson.

Sundar Pichai, CEO do Google, agora também é CEO da Alphabet, empresa-mãe do Google. Como parte da mudança na gigante das buscas, os co-fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, que anteriormente atuavam como CEO e presidente da Alphabet, respectivamente, deixarão seus papéis. Porém, Page e Brin planejam continuar a desempenhar um papel como membros do conselho de administração da Alphabet.

Os principais produtos, como pesquisa na Web, anúncios on-line e YouTube, são abrangidos pelo Google. Por outro lado, a Alphabet contém empresas como a fábrica X Moonshot trabalhando em robôs para o cotidiano, a iniciativa de assistência médica Verily, o serviço de entrega de drones Wing e o Loon, que usa balões para levar a internet para locais remotos.

Sundar Pichai, CEO do Google, agora também é CEO da Alphabet
Larry Page e Sergey Brin, os criadores do Google. Crédito: Getty Images.

Sundar Pichai agora é o CEO da Alphabet

Page e Brin disseram que a mudança foi feita para “simplificar nossa estrutura de gerenciamento”. Outra razão é que eles não veem mais a necessidade de se envolver no gerenciamento diário da empresa que fundaram em setembro de 1998 — e que já tem 21 anos.

Page e Brin disseram em uma carta:

O Alphabet e o Google não precisam mais de dois CEOs e um presidente.

Como CEO da Alphabet e do Google, Pichai controlará o conglomerado de investimentos em pesquisa e desenvolvimento que a Alphabet faz. Além disso, gerenciará os principais empreendimentos da empresa, como o Google Cloud Platform e o sistema operacional Android.

Pichai é funcionário do Google há 15 anos. Em 2014, ele foi encarregado de todos os produtos e plataformas do Google e tornou-se CEO em agosto de 2015, quando Page e Brin formaram a empresa Alphabet.

Por fim, agora que Sundar Pichai é o CEO da Alphabet, ainda não está claro se ele tentará manter as coisas como estão ou mudará algumas coisas no Google. Além disso, Brin e Page dizem que Pichai compartilha sua “confiança no valor da estrutura da Alphabet”. Porém, não está claro se a mudança resultará em alterações na estrutura corporativa da Alphabet ou do Google.

Fonte: Venture Beat

Leia também:

CEO do Google fala sobre censura na China

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Criado fórum on-line de Jornalismo de Dados

Criado fórum on-line de Jornalismo de Dados

como-instalar-krop-pdf-crop-tool-ubuntu-debian-linux-mint

Como instalar Krop (PDF Crop Tool) no Debian, Ubuntu, Linux Mint e derivados!