in

Suporte F2FS Case-Insensitive está pendente no kernel 5.4

O suporte a diferenciação de maiúsculas e minúsculas é rabalhado para o Kernel.

Suporte F2FS Case-Insensitive está pendente no kernel 5.4

O EXT4 definiu a nova tendência de suporte de arquivo/pasta não diferenciado de maiúsculas e minúsculas por diretório nos sistemas Linux. O EXT4 pegou esse suporte opcional não sensível a maiúsculas e minúsculas para o Kernel Linux 5.2.  Do mesmo modo, o ciclo de kernel do Linux 5.4, o F2FS (Flash-Friendly File-System), está configurado para receber suporte semelhante. Assim, o suporte F2FS Case-Insensitive está pendente no kernel 5.4.

Suporte F2FS Case-Insensitive está pendente no kernel 5.4

No mês passado, já foram divulgados patches que não diferenciam maiúsculas de minúsculas para o F2FS que forneciam suporte a dobra de maiúsculas e minúsculas usando o Unicode. Isto é semelhante aos patches do EXT4. Assim como o EXT4, esse recurso é ativado por diretório.

Um engenheiro do Google enviou esses patches do F2FS. Isso não foi nenhuma surpresa, considerando o crescente uso do F2FS em dispositivos móveis Android, onde usuários finais convencionais podem ser úteis com suporte a maiúsculas e minúsculas para se comportar como o FAT32/NTFS no Windows.

Esses patches do F2FS de julho a partir da semana passada agora estão enfileirados na ramificação dev do F2FS. Então, a menos que algo dê errado com o código nas próximas semanas, esse suporte fará parte das atualizações de recursos do F2FS para este sistema de arquivos.

A janela de mesclagem do Linux 5.4 terá início em setembro, embora o Linux 5.4.0 não esteja tão estável até por volta de novembro.

AMD submete o código de suporte à GPU Navi 12/14 e Arcturus para Kernel 5.4

Suporte F2FS Case-Insensitive está pendente no kernel 5.4

A AMD enviou sua solicitação inicial de mudança de recursos para o seu driver gráfico AMDGPU Direct Rendering Manager para iniciar o enfileiramento no DRM-Next para o lançamento do ciclo de kernel Linux 5.4 em setembro. Neste lote de trabalho AMDGPU DRM-Next  haverá novo suporte GPU inédito.

Diferente de onde o suporte ao Navi 10 chegou ao kernel da linha principal após o lançamento do produto AMD, o suporte a GPU Navi 12 e Navi 14 está pronto para ser lançado. Ele estará instalado no DRM-Next até o ciclo Linux 5.4 começar. É claro, a AMD pode acabar lançando os produtos Navi 12/14 antes do Linux 5.4 estável saindo por volta de novembro. Porém, pelo menos esse suporte está disponível. Também já vimos novidades do Navi 12/14 acontecerem dentro dos drivers OpenGL/Vulkan do espaço do usuário e do código relacionado.

Espera-se que o Navi 12 seja uma placa gráfica Navi maior que poderia ser lançada como a série Radeon RX 5800. Enquanto isso, há rumores de que a Navi 14 é uma GPU de 7 nm mais econômica, como a série Radeon RX 5600.

Arcturus

Além dos bits do kernel Navi 12/14, esta solicitação pull também traz o código de suporte inicial do Arcturus. Não se sabe muito publicamente sobre o Arcturus. No entanto, todas as indicações no código apontam para um novo acelerador de estação de trabalho baseado em Vega. Poderíamos potencialmente ouvir sobre Arcturus no final deste mês. Isso na Hot Chips durante uma palestra da CEO da AMD, Lisa Su.

Além do novo suporte a GPU, este pull também possui:

  • gerenciamento de energia dinâmica com clock de memória agora habilitado para o suporte Navi (10) existente;
  • suporte a exibição de dispersão/coleta para hardware Raven;
  • manipulação melhorada de SMU para reinicialização de GPU;
  • suporte RAS para gráficos;
  • suporte para limpeza memória na liberação do buffer;
  • e uma variedade de outros recursos de trabalho;
  • e correções de bugs.

Esta lista atual de mudanças no driver do kernel AMDGPU pode ser encontrada via este DRM-Next PR. Espera-se mais trabalho com o recurso AMDGPU/AMDKFD nas próximas semanas para o Linux 5.4. Então, esta será a última versão estável do ciclo do kernel de 2019.

Via Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Tema Yaru do Ubuntu tem atualizações

Tema Yaru do Ubuntu tem atualizações

Ubuntu Touch tem um bug no Done

Ubuntu Touch tem um bug no Done