system76-lanca-computador-com-hardware-de-codigo-aberto

A empresa System76 já é conhecida por vender computadores somente com Linux, mas nas últimas semanas vinha mostrando parte do projeto que estava sendo minuciosamente planejado. Agora, o computador com hardware de código aberto da System76 já é realidade e já estará disponível para o mercado para pré-venda no próximo mês, em outubro.

 

Durante este período, a empresa resolveu criar uma ação de marketing, um jogo usando o Zoe, o bot de instalação Pop!_OS usado nos computadores da System76, e também o Tenzen, um engenheiro. O Tenzen viajará por um universo escuro chamado de Thelio System, a pequena série dividida em quatro partes, terá como objetivo encontrar a causa dos problemas do Zoe e corrigi-la.

Qualquer pessoa poderá jogar este game, e podem orientar o Tenzem a usar configurações únicas e alguns prêmios quando o jogador conseguir desvendar o que virá nos computadores da System76 com hardware de código aberto. A cada nível, novas descobertas.

Essas informações foram divulgadas no Blog da System76 e também há um site exclusivo para o Thelio. A empresa vem se esforçando muito para fabricar seus próprios computadores, que vão desde a escolha do hardware até a montagem, venda e pós venda. Até o momento, não temos grande detalhes, parece que teremos que entrar no jogo para ir descobrindo aos poucos.

 

Para quem pensa em ARM ou RISC-POWER, pode esquecer, tudo indica que o projeto é outro e como dito, ainda sem grandes detalhes. O maior beneficiado será sem dúvida o consumidor, que terá acesso a um hardware cujo funcionamento é passível de estudo e aprimoramento, o que já não ocorre com hardwares cujo projeto é proprietários e não há como saber o funcionamento deste afim de desenvolver novos drivers e aprimorar recursos a nível de softwares.

 

Tudo indica que no Open Hardware Summit que esta ocorrendo no MIT, devemos ter mais detalhes até o final de semana. Seria muito interessante ver este conjunto de hardware de código aberto ter o Libreboot ou Coreboot nativo e funcional, em paralelo ao Pop!_OS que é derivado do Ubuntu. Por hora, são essas as informações e qualquer novidade manteremos você atualizado.

KDE Neon agora é baseado no Ubuntu 18.04 LTS

Previous article

Ubuntu 18.10 beta já está disponível

Next article

You may also like

More in Notícias