Notícias

14/05/2021 às 08:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

System76 lança teclado configurável

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Por meses, o fornecedor de hardware do Linux System76 vem promovendo seu próprio teclado projetado e fabricado internamente com firmware de código aberto e várias inovações. Agora, a empresa acaba de liberar o teclado configurável System76 Launch para que possamos compartilhar mais sobre este novo produto de hardware aberto.

O teclado configurável System76 Launch é o produto mais recente sendo projetado e fabricado em Denver, Colorado – o segundo depois de sua linha de computadores desktop Thelio. A base do teclado é um design de código aberto e feito de alumínio. O design e os desenhos CAD são de código aberto no GitHub para aqueles com o equipamento necessário para fabricar o seu próprio. O teclado de inicialização também usa seu próprio design de PCB de código-fonte aberto que suporta iluminação de fundo individual RGB LED e outros recursos.

System76 lança teclado configurável. Veja as novidades

Enquanto usa seu próprio chassi interno e PCB, este teclado System76 está fazendo uso de soquetes Kailh MX e interruptores Kailh Box Jade ou Kailh Box Royal. O teclado configurável System76 Launch tem um hub integrado que fornece duas portas USB 3.2 Gen 2 Type-C e duas portas USB 3.2 Gen 2 Type-A. Este teclado com fio oferece suporte a conexões com o sistema via USB-A e USB-C. Completando este teclado focado em Linux, há um firmware de código aberto para o teclado com atualizações a serem distribuídas via LVFS/Fwupd. No entanto, vale ressaltar que as atualizações de firmware podem ser feitas diretamente por meio do LVFS, mas não é forçado – cabe aos usuários se eles desejam atualizar o firmware.

System76 lança teclado configurável

Dada a exposição limitada do System76 fora dos EUA, por enquanto este teclado está disponível apenas como um layout ANSI US QWERTY. Por meio do configurador de teclado System76 de código aberto, há suporte para personalizar o layout e a iluminação do teclado. Além disso, com o sistema operacional Linux próprio Pop! _OS, a System76 pretende oferecer suporte ao teclado de forma mais ampla, não apenas no Linux, mas também no macOS e no Windows. Para isso, a  System76 criou o aplicativo System76 Keyboard Configurator para permitir a personalização completa do layout do teclado – com as alterações salvas no teclado para que você possa levá-lo a qualquer lugar.

Mais informações sobre o teclado de inicialização estarão disponíveis em System76.com junto com a possibilidade de solicitar o teclado. O teclado feito nos Estados Unidos tem um preço alto chegando a nada menos que $ 285 dólares (e um adicional de $ 35 se quiser uma garantia de três anos em vez de um ano de garantia). 

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×