Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

06/03/2020 às 12:30

7 min leitura

Por Claylson Martins

Systemd 245 permite gerenciamento seguro de diretórios domésticos

Systemd 246 lançado com muitas alterações

O systemd 245 init system para sistemas operacionais baseados em Linux está agora disponível para download. Então, esta é uma versão importante que adiciona novos recursos e aprimoramentos. Como você provavelmente já ouviu, o systemd 245 é a primeira versão do controverso sistema init a ser fornecido com o systemd-homed.service, um novo recurso que permite o gerenciamento seguro de diretórios /home com criptografia embutida. Conheça, portanto, as mudanças no systemd 245.

Systemd 245 permite gerenciamento seguro de diretórios domésticos

Não apenas esse recurso soluciona alguns problemas antigos com as formas tradicionais de gerenciar diretórios pessoais, mas também unifica todos os dados do registro do usuário com o diretório pessoal. Isso significa que os diretórios /home agora podem ser facilmente migrados. O systemd-homed suporta os padrões de criptografia de disco LUKS e fscrypt.

Isso resolve alguns problemas que vimos nas formas tradicionais de gerenciar diretórios pessoais, em particular quando se trata de criptografia, explicaram os desenvolvedores no anúncio da lista de discussão.

Outras melhorias implementadas na liberação do systemd 245 incluem:

um novo componente userdb que, em combinação com uma ferramenta userdbctl cliente e o daemon systemd-userdb.service, permite definir registros avançados de usuários e grupos no formato JSON.

Além disso, o systemd 245 apresenta uma nova ferramenta chamada systemd-repart. Ela atua como reparticionador de tabelas de partição GPT para criar partições ausentes ou estender as existentes. No entanto, ele não encolhe, move ou exclui partições.

Entre as melhorias, o systemd-journald foi atualizado para ser multi-instanciado, uma nova opção --namespace= no journalctl permite exibir logs de um espaço de nomes de log específico e o systemd-networkd recebeu suporte para configurar rotas IP de vários caminhos, TBF Token Bucket Filter (TBF ) e dispositivos de rede Bloco Funcional Intermediário (IFB).

Mais mudanças

O systemd-networkd-wait-online agora permite especificar o estado operacional máximo a ser esperado, o networkctl agora pode exibir logs por interface em sua saída de status, uma nova opção --with-dependencies é suportada pelo systemctl para mostrar todas as unidades especificadas e suas dependências.

Também vale mencionar que o systemd-udevd agora suporta o gerenciamento de nomes de interface de rede “alternativos”, suportados pelos novos kernels do Linux. Muitos outros componentes foram atualizados, então confira o comunicado para obter mais detalhes.

Enquanto isso, você pode baixar o systemd 245 agora mesmo se quiser compilá-lo. Caso contrário, espere até que ele chegue aos repositórios de software estáveis ??da sua distribuição favorita do GNU/Linux antes de atualizar para esta versão.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×