Notícias

16/11/2021 às 14:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Systemd vai fazer parte do Ubuntu WSL

Recurso deve chegar em breve ao Windows.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Atualmente, ao executar distribuições Linux dentro do Subsistema Windows da Microsoft para Linux (WSL), o systemd não é usado, mas isso pode mudar em breve, pelo menos para o Ubuntu. É que os primeiros testes preveem que o Systemd vai fazer parte do Ubuntu WSL.

A Canonical continua trabalhando intensamente no aprimoramento dos recursos do Ubuntu dentro dos limites do WSL do Microsoft Windows. Cada semana, como parte de seus relatórios de status semanais, continua a refletir uma grande atenção ao WSL (bem como aos seus esforços contínuos de instalador de desktop, Snaps e Flutter do lado do desktop, assim como o suporte OpenZFS costumava receber muita atenção também).

Esta semana, uma das menções WSL mais interessantes é o trabalho de prova de conceito sobre o uso do systemd dentro do subsistema do Windows para Linux. Os conhecidos desenvolvedores do Ubuntu, Didier Roche e Jean Baptiste Lallement, da equipe de desktop da Canonical, mencionam entre seu trabalho WSL recentemente estava “PoC de systemd em WSL na inicialização de uma instância.

  • WSL
    • Aplicativos WSL renomeados.
    • PoC do systemd no WSL na inicialização de uma instância.
    • Vários comentários sobre subiquity, ubuntu-desktop-installer.
  • MIR
    • segunda revisão libportal e ACK
    • revisão MIR de encanador, precisa de algumas respostas
    • revisado/comentários sobre a política de rust de entrada para MIR

Systemd vai fazer parte do Ubuntu WSL

Systemd vai fazer parte do Ubuntu WSL

O WSL (2) em geral tem crescido em popularidade para executar software Linux no Windows 10/11 com facilidade, hoje em dia até com aceleração de GPU e suporte de aplicativo de GUI.

O Systemd até o momento não foi usado por instâncias WSL. Houve esse tíquete de aprimoramento que buscava suporte do systemd para WSL. Fazer o systemd funcionar bem no WSL resolveria problemas como systemctl não funcionar no WSL e outras diferenças para usuários e desenvolvedores acostumados com os métodos do systemd. Será interessante ver aonde esse trabalho de prova de conceito nos levará. Até agora, nenhuma mudança no suporte do systemd ocorreu no repositório WSL Git do Ubuntu.

Os desenvolvedores do Ubuntu também têm trabalhado em aplicativos WSL com nova marca, melhorando o processo de instalação e configuração do Ubuntu no WSL (2) e outras melhorias com o WSL sendo cada vez mais usado por usuários do Windows 10/11 para aqueles que estão presos no Windows devido a seus requisitos de empregos e TI, desenvolvimento e teste mais fáceis e fatores semelhantes que encontraram uma popularidade crescente do subsistema Windows da Microsoft para Linux.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×