in

SystemRescueCd 6.1 adiciona suporte WireGuard

Ele vem com Linux Kernel 5.4 LTS.

O popular disco de recuperação do sistema Linux inicializável SystemRescueCd foi atualizado para a versão 6.1. Esta é uma mudança importante que migra para um kernel mais recente e adiciona suporte ao WireGuard. Além disso, o novo SystemRescueCd chega mais de um ano após a série SystemRescueCd 6.0. Esta já havia sido uma versão bem diferente. O SystemRescueCd mudou para uma base do Arch Linux e abandonou o suporte a kernel de 32 bits, além de programas para usuário. O SystemRescueCd 6.1 está aqui com um novo kernel que será suportado pelos próximos dois anos.

Toda a série SystemRescueCd 6.0 usou o kernel Linux 4.19 LTS, mas o SystemRescueCd 6.1 é alimentado pela série Linux 5.4 LTS, que receberá suporte até dezembro de 2021.

Isso deve melhorar muito o suporte ao hardware, o que significa que o SystemRescueCd agora é capaz de reconhecer o hardware mais recente. O kernel do Linux 5.4.22 LTS está incluído na versão mais recente.

SystemRescueCd 6.1 adiciona suporte WireGuard

SystemRescueCd 6.1 adiciona suporte WireGuard

 

Outra mudança interessante incluída na versão SystemRescueCd 6.1 é o suporte ao protocolo VPN do WireGuard. O módulo do kernel e as ferramentas do WireGuard estão presentes na imagem mais recente.

Entre os componentes atualizados, você encontrará muitas das versões mais recentes para lidar com seus sistemas de arquivos favoritos, como btrfs-progs 5.4.1, cifs-utils 6.10, e2fsprogs 1.45.5, f2fs-tools 1.13.0, xfsprogs 5.4.0, e xfsdump 3.1.9.

O servidor X.Org também foi atualizado para a versão 1.20.7 e o Xfce 4.14.2 e é o ambiente de área de trabalho padrão. Fora isso, esta versão aprimora a configuração de mapeamento do teclado.

Usuários experientes em tecnologia, interessados no que está incluído no SystemRescueCd 6.1, devem verificar a lista completa de pacotes.

Enquanto isso, você pode baixar a imagem ISO agora mesmo no site oficial. Uma imagem ISO de 32 bits também parece estar disponível para download, mas é da série 6.0 mais antiga.

O SystemRescueCd pode ser usado para reparar um sistema quebrado e seus dados após uma falha. Inclui todas as ferramentas necessárias para administrar seu computador GNU/Linux ou Windows, incluindo GParted, Clonezilla, GNU ddrescue e FSArchiver, nos sistemas de desktop e servidor.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.