in

SystemRescueCd muda de nome após mais de 16 anos

Agora, sistema se chama SystemRescue

O sistema SystemRescueCd live Linux é um kit de ferramentas de resgate para administradores de sistema para reparar computadores. Agora, ele mudou o nome para SystemRescue com uma nova versão. Sendo assim, o SystemRescueCd morreu após mais de 16 anos.

Seu objetivo é fornecer uma maneira fácil de realizar tarefas administrativas em seu computador, como criar e editar as partições do disco rígido. Ele vem com vários utilitários de sistema Linux, como GParted, fsarchiver, ferramentas de sistema de arquivos e ferramentas básicas (editores, midnight commander, ferramentas de rede). Ele pode ser usado para computadores Linux e Windows e em desktops, bem como servidores.

Este sistema de resgate não requer instalação, pois pode ser inicializado a partir de uma unidade de CD/DVD ou pen drive, mas pode ser instalado no disco rígido se você desejar. O kernel suporta todos os sistemas de arquivos importantes (ext4, xfs, btrfs, vfat, ntfs), bem como sistemas de arquivos de rede como Samba e NFS.

O desenvolvedor François Dupoux decidiu mudar o nome de sua distribuição de resgate e recuperação de sistema de SystemRescueCd para SystemRescue. Provavelmente, isso ocorreu para acompanhar as mudanças, já que CDs não são mais um formato popular.

SystemRescueCd muda de nome após mais de 16 anos

SystemRescueCd muda de nome após mais de 16 anos

Isso não vai impedi-lo de gravar SystemRescue em um disco de CD ou DVD. Contudo, atualmente estamos inicializando distribuições Linux a partir de pen drives USB, pois são mais versáteis. Além disso, permitem salvar alguns dados na unidade durante a execução do sistema ao vivo.

Com essa mudança importante, a distribuição de resgate do sistema também recebeu um novo lançamento principal, a versão 7.00. Ela chegou um mês após o último lançamento da série 6.x e um ano e meio após a versão 6.0.0. Apenas a alteração do nome e do número da versão são as coisas mais importantes no SystemRescue 7.00. No entanto, adiciona o pacote dislocker para ler volumes criptografados do BitLocker, e atualiza o kernel para Linux 5.4.71 LTS.

Devido à mudança de nome, o SystemRescue agora também tem um novo endereço de site em  https://www.system-rescue.org.você pode saber tudo sobre esta distro e também para baixar a versão mais recente.

A lista completa de pacotes incluídos na versão 7.00 pode ser encontrada aqui. A distro de resgate e recuperação de sistema permanece baseada na famosa distribuição Arch Linux. Ela está disponível para sistemas de 32 e 64 bits. Além disso, vem com o ambiente de desktop Xfce 4.14 mais recente por padrão.