in

Tecnologia destruirá milhões de empregos (mas criará ainda mais)

A pandemia de COVID-19 acelerou a transformação digital da maioria das empresas.

De acordo com um novo relatório do Fórum Econômico Mundial, os próximos cinco anos podem ver 85 milhões de empregos substituídos por novas tecnologias (embora a tendência possa ser contrabalançada pela criação de 97 milhões de novos cargos).

Embora a adoção de tecnologias que automatizam o trabalho humano tenha sido antecipada por analistas, 2020 veio com sua cota de eventos inesperados e eles aceleraram enormemente as mudanças.

Tecnologia destruirá milhões de empregos

A pandemia de COVID-19 acelerou a transformação digital da maioria das empresas, trazendo o trabalho remoto para o mercado, mas também despertando o interesse em novas tecnologias.

Tecnologia destruirá milhões de empregos (mas criará ainda mais)
De acordo com um novo relatório do Fórum Econômico Mundial, os próximos cinco anos podem ver 85 milhões de empregos substituídos por novas tecnologias.

Pesquisando 300 das maiores empresas do mundo, que juntas empregam oito milhões de pessoas em todo o mundo, o Fórum descobriu que 80% dos tomadores de decisão estão planejando acelerar a automação de seus processos de trabalho.

Setores como finanças, saúde e transporte estão demonstrando interesse renovado em inteligência artificial (IA); enquanto o setor público está ansioso para aumentar o uso de big data, IoT e robótica.

As empresas estão apostando em sistemas e máquinas de IA para realizar tarefas que antes seriam realizadas manualmente. Por exemplo, o Fórum prevê que em 2025 as máquinas realizarão até 65% do processamento e recuperação de informações e dados, deixando apenas 35% do trabalho para os humanos.

Ao mesmo tempo, o crescimento dos chamados “empregos do amanhã” compensará a falta de demanda por trabalhadores em empregos que podem ser preenchidos por máquinas. Liderando as pesquisas para cargos com demanda crescente estão os ligados à economia verde, dados, IA e computação em nuvem. Pense em analistas de dados, especialistas em aprendizado de máquina, engenheiros de robótica ou desenvolvedores de software.

Fonte: ZDNET

Ferramenta de inteligência artificial afirma traduzir suas palavras em sua voz

Google apresenta inovações em inteligência artificial durante evento global de Busca

VMware fecha parceria com a NVIDIA para democratizar o acesso à inteligência artificial