A China é famosa por estabelecer sistemas de vigilância para vigiar seus cidadãos e, elevando a vigilância a um novo nível, o país está agora instalando um sistema capaz de detectar emoções humanas.
Em uma recente exposição de tecnologia organizada em Shenzhen, várias empresas exibiram sistemas de vigilância que podem detectar criminosos usando machine learning e inteligência artificial.
Sistemas de vigilância que detectam emoções
Um relatório do Financial Times diz que o sistema de vigilância com um recurso de reconhecimento emocional já está sendo instalado na região de Xinjiang, na China. Além disso, esta parte da China abriga mais de um milhão de muçulmanos que estão sendo mantidos em campos de internamento. A China implementa a maioria de seus sistemas de vigilância nessa região para fins de teste.
Segundo Li Xiaoyu, especialista em monitoramento de Xinjiang:
Usando imagens de vídeo, o reconhecimento de emoções pode identificar rapidamente suspeitos de crimes analisando seu estado mental… para impedir atos ilegais, incluindo terrorismo e contrabando.
No entanto, muitos pesquisadores de segurança têm dúvidas sobre a possibilidade de detectar emoções a partir de características faciais. Ainda mais, estudos mostraram que vincular recursos de reconhecimento facial a emoções “independentemente do contexto, pessoa e cultura” é quase impossível.
Por fim, pelo lado positivo, o sistema de vigilância que pode detectar emoções humanas ainda não está pronto para a implantação em massa e foi considerado um golpe publicitário por muitos. Independentemente disso, a China continua empenhada em controlar sua população.
Neste artigo, você viu que a China está instalando sistemas de vigilância que detectam emoções humanas.
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: Fossbytes
Leia também:
Na China, você não pode mais comprar um smartphone sem antes ter seu rosto escaneado